.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1332

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



06/09/2018



Pesquisadores desenvolvem linha de produtos à base de alecrim para diabéticos


Até o momento, a equipe de pesquisadores já desenvolveu cerveja e iogurte a base de alecrim. Foto: Reprodução da internet

Estudo tem apoio do CNPq e já resultou na fabricação de cerveja e iogurte.

Com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pesquisadores estão desenvolvendo uma linha de produtos à base de alecrim do campo para diabéticos. O estudo começou com as propriedades da planta para tratamento da obesidade, mas acabou mudando de rumo. "Foi um acidente científico", lembra o biomédico Carlos Ricardo Maneck Malfatti, coordenador da pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual do Centro Oeste, em Guarapuava (PR).

"Quando começamos a pesquisa com o alecrim do campo identificamos uma modesta redução de gordura visceral associada com efeito hipoglicemiante e despertou a curiosidade", conta.

O passo seguinte foi estudar o efeito do alecrim do campo em ratinhos diabéticos, o que levou a uma fórmula de extração de bioativos, que são substâncias presentes na planta, para observar a concentração ideal desses extratos em estudos in vitro (células isoladas) e pré-clínicos (modelos animais que mimetizam diabetes). O objetivo era buscar a dose ideal e analisar a resposta bioquímica, antioxidante, histopatológica, toxicológica e, por fim, a aplicação em humanos.

Até o momento, a equipe de pesquisadores já desenvolveu cerveja e iogurte a base de alecrim. Os produtos estão com as patentes depositadas – algumas já atestadas pela Anvisa. No entanto, os produtos em estudo não são remédios ou fármacos, mas um tratamento natural que colabora com a prevenção e controle da glicemia. A cerveja ganhou o nome de 'Rosemary' (em fase de rotulagem e logomarca), que significa alecrim em inglês. O grupo pretende estender os estudos para aplicação em outros alimentos, compondo uma linha de produtos.


Fonte: ASCOM-MCTIC








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299