.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1335

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



27/09/2018



NOTA DE FALECIMENTO


Faruk Nome

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do Prof. Faruk José Nome Aguilera (UFSC).

A seguir, um testemunho do Prof. Hugo Gallardo (UFSC) em homenagem a esse grande professor.

"É com muita dor e tristeza que comunico o falecimento de um grande amigo o prof. Faruk Nome, hoje 24 setembro as 7:40h. A ciência perde um grande cientista.

O professor Faruk Nome naceu em 29 de maio de 1947 na cidade de Linares, Chile. Fez sua graduação em Bioquímica na Facultad de Química e Farmácia da Universidad de Chile, formando-se em 1971. Em 1976, cursou o doutorado em Química, nos laboratórios do Professor Janos H. Fendler, em Texas A&M University e de pós-doutorado, no grupo do Professor Fendler, na mesma universidade em 1977 e no Clarkson College of Technology em 1984. Pai de 4 filhos Faruk, Carlos René e Marcelo. O Professor Faruk chegou ao Brasil em 21 de junho de 1977, contratado como Professor visitante titular no Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina, até o dia 19 de setembro de 2018 data de sua aposentadoria como Professor titular. Inúmeras são suas contribuições dadas ao ensino de graduação e pós-gradução, na formação de recursos humanos qualificados e sua enorme contribuição científica e tecnológica dada para o desenvolvimento da ciência no Brasil. Foi sócio da Sociedade Brasileira de Química e Fundador da Regional Sul da SBQ.

Destaca-se:

As contribuições nas áreas de: a) reações intramoleculares como modelos não miméticos de catálise enzimática, mecanismos de formação de compostos fosfatados ricos em energia, b) preparação de compostos modelo de receptores para reconhecimento molecular, c) catálise por micelas, microemulsões e interfaces carregadas em geral; d) modelos para distribuição de metais-traço em sedimentos.

Foi coordenador de vários projetos com financiamento de CNPq, Capes, FINEP, PADCT, PRONEX e o INCT catalise. Sua contribuição na formação de recursos humanos no País, 56 alunos de Mestrado, 36 de Doutorado e 13 pós-doutorado. Foi Vice-Coordenador e Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação em Físico-Química e Química da UFSC.

Sua contribuição na administração universitária é notável foi Coordenador de Pesquisa do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas e Membro do Conselho do mesmo centro, Chefe do Departamento de Química, Membro do Conselho Universitário, Presidente da Câmara de Ensino de Graduação e Pró-Reitor de Ensino de Graduação da UFSC. Foi ainda membro da diretoria do Fórum de Pró-reitores de Graduação das Universidades Brasileiras (FORGRAD) e Vice-coordenador e Coordenador do FORGRAD na região Sul do Brasil.

O professor Faruk recebeu deferentes prêmios e honrarias:

Prêmio Ordem Nacional do Mérito Científico em 2018 na classe Grã-cruz e em 2002 na clase comendador. 2009 Membro da Third World Academy of Science, TWAS. 2003 Membro do Conselho Superior de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, FUNCITEC. 2002 Mérito Universitário, Universidade Federal de Santa Catarina. 2001 Membro da Academia Brasileira de Ciências. 2001 Medalha CAPES 50 Anos. 2000 Homenagem pela contribuição ao desenvolvimento da Tecnologia Química em Santa Catarina, XIII CRQ. 1977Prêmio ao melhor aluno de pós-graduação da TEXAS A&M UNIVERSITY nível de Doutorado, Graduate College and Association of Former Students.

O professor Faruk nos deixa um grande legado além do grande cientista que foi, a sua qualidade humana inquestionável, homem de caráter, honesto, integro e humilde cheio de sabedoria, de hábitos austero e probo, rigoroso no cumprimento dos deveres e das responsabilidades assumidas, leal com os amigos e colegas. Sua paciência e a sensibilidade de sentir, entender o outro ao redor de si era notável.

Para os filhos e familiares minhas condolências mais sinceras pelo falecimento de seu ente querido. Aceitem o meu apoio, meu carinho e incondicional disponibilidade.

Saiba professor Faruk, agradeço infinitamente a Deus por tê-lo conhecido, por tua amizade e convívio durante 36 anos, sempre foste uma pessoa inspiradora na minha vida. Você vai embora mais ficarão as lembranças de suas palavras e gestos, não vou esquecer você, querido amigo, hasta siempre!"

Prof. Hugo Gallardo
Florianópolis, 24 de Setembro 2018

Diretoria
Sociedade Brasileira de Química








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299