.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1335

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



27/09/2018



ENQA bate recordes com mais de 1,2 mil químicos em Goiás


Encontro Nacional de Química Analítica teve selo de sustentabilidade e mais trabalhos apresentados que a última RASBQ

O 19º Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA) foi realizado entre 16 e 19 de setembro em de Caldas Novas/GO juntamente com o 7º Congresso IberoAmericano de Química Analítica (CIAQA). O evento recebeu 1218 inscritos vindos de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal. Ao todo, foram apresentados 1112 trabalhos na forma de pôster, representando o recorde na história dos ENQAs. Internacionalmente, o evento contou com palestrantes e participantes de diferentes países como Argentina, Portugal, Canadá e Estados Unidos. Do total de inscritos, o 19º ENQA & 7º CIAQA teve participação majoritariamente feminina (55%).

O evento teve como tema central a "Inovação para a Química Analítica Sustentável". Com o apoio da Royal Society of Chemistry, várias ações sociais e ambientais foram realizadas, gerando um selo de sustentabilidade para o ENQA. "Tivemos coleta seletiva, copos reutilizáveis, doação de livros e inclusão de escolas", relata o coordenador geral do ENQA, professor Wendell Coltro (UFG). "O evento superou as expectativas, tudo funcionou bem, as salas estavam cheias desde as 8h e tivemos mais trabalhos inscritos do que na última RASBQ", afirma.

Para a professora Márcia Foster Mesko (UFPel), diretora da Divisão de Química Analítica da SBQ, o sucesso do evento demonstra a consolidação da área de química analítica do Brasil, e reflete o empenho da comissão organizadora. "Fui um evento incrível – destaco o ENQA nas escolas, que permitiu a visita dos estudantes de Caldas Novas e motivou a todos, e a sessão Mulheres na Química Analítica, em que eu e outras pesquisadoras apresentamos dados sobre a atuação das mulheres na química analítica e algumas discrepâncias que ainda existem", conta. "Foi uma das sessões mais gratificantes que participei nos últimos anos."

NÚMEROS DO ENQA
Participantes inscritos: 1.218
Pôsteres apresentados: 1.112
Apresentações orais: 64
Miniconferências: 16
Conferências plenárias: 8
Minicursos: 5
Simpósios: 4
Sessões temáticas: 3
Mesas redondas: 2

Workshops e Minicursos

Antes da abertura oficial do 19º ENQA & 7º CIAQA, foram realizados dois workshops, com temas associados ao preparo de amostras e imageamento químico, e cinco minicursos contemplando as áreas da metrologia, química forense, quimiometria, separações e eletroanalítica. As atividades pré-congresso tiveram uma participação superior a 400 congressistas.

Simpósios

Quatro simpósios foram realizados no evento contemplando os temas "Inovação e Empreendedorismo", "Amostragem Passiva em Química Ambiental", "Avanços em Análise Espectrométrica" e "Avanços Recentes em Instrumentação Analítica" e "Desenvolvimento de Sensores Químicos". Todos os simpósios tiveram a participação de pesquisadores renomados na área e contaram com salas lotadas. O Simpósio "Avanços em Análise Espectrométrica" foi dedicado à memória do Professor Bernhard Welz.

Sessões Temáticas

O 19º ENQA & 7º CIAQA teve três sessões temáticas. Uma das sessões denominada "Meet the Editor Session" foi promovida pela Royal Society of Chemistry e teve a participação dos seguintes editores: Dr. Carlos D. Garcia (editor associado, RSC Advances), Dra. Susan M. Lunte (ex editora chefe, Analytical Methods) e Dr. Jailson Bittencourt de Andrade (editor associado, Analytical Methods). O público presente teve a oportunidade de discutir aspectos gerais e éticos sobre "O que publicar", "Onde publicar" e "Como publicar com qualidade".

Uma das grandes novidades do ENQA foi sem dúvidas a sessão intitulada "Mulheres na Química Analítica: Desafios e Perspectivas", que contou com um público de aproximadamente 200 pessoas. A sessão contou com a participação das Professoras Doutoras Márcia Foster Mesko (Diretora da Divisão de Química Analítica na SBQ), Maria das Graças Andrade Korn (UFBA), Maria Valnice Boldrin Zanoni (UNESP) e Maria Zaira Turchi (Presidente da FAPEG). Em geral, foram abordados os panoramas em diferentes regiões, os desafios e os exemplos de sucesso obtidos pelas mulheres na área da Química Analítica.

Outra sessão temática foi dedicada às Técnicas Analíticas Multidisciplinares, contemplando uma visão geral sobre o uso dos sistemas de análise em fluxo, spot tests, aplicativo móvel e fluorescência molecular para diferentes aplicações analíticas.

Mesas Redondas

Durante o evento foram realizadas duas mesas redondas. A primeira mesa redonda teve como tema o "Ensino de Química Analítica: Panoramas, Tendências e Desafios" e contou com a participação da Profa. Dra. Maria Fernanda Silva (Universidad Nacional de Cuyo, Argentina) e dos Profs. Drs. Orlando Fatibello Filho (UFSCar) e Mauro Korn (UNEB). A segunda mesa redonda teve como foco a "Contribuição dos INCTs para a Química Analítica Brasileira" e contou com a participação dos Profs. Drs. Lauro T. Kubota (UNICAMP), Célio Pasquini (UNICAMP), Maria Valnice Boldrin Zanoni (UNESP) e Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA), coordenadores do INCT de Bioanalítica, do INCTAA, INCT-DATREM e INCT E&A, respectivamente.

ENQA nas Escolas

O ENQA nas Escolas foi uma atividade dedicada aos estudantes das escolas de ensino médio da cidade de Caldas Novas. Com auxílio do professor Pedro Henrique Alves de Araújo, do Colégio Vetor de Caldas Novas, e sob a coordenação da Profa. Dra. Andréa Rodrigues Chaves (UFG), aproximadamente 500 estudantes de 6 colégios de Caldas Novas tiveram a oportunidade de visitar o Centro de Convenções, onde foi realizado o evento, e acompanhar uma seqüência de seis experimentos organizados por pesquisadores da UFG, UnB, UNISC, UFRGS e UNEB. Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com vários pesquisadores, visitar a feira de exposição instrumental e, em geral, ficaram encantados com as atividades experimentais realizadas. Paralelamente ao ENQA nas Escolas, uma ação conjunta do INCT de Bioanalítica (INCTBio) e do Projeto "Química faz bem" (UFMG) viabilizou a exposição de aproximadamente 15 painéis mostrando trabalhos desenvolvidos pelo INCTBio com uma linguagem direcionada para estudantes do ensino médio.

Doação de Livros

Uma das ações sociais do ENQA foi o recolhimento e doação de livros de química. Uma quantidade de aproximadamente 100 livros foi recebida dos participantes. O acervo foi doado à Associação Centro Juvenil Pela Vida (ACEJUVI), uma entidade sem fins lucrativos de caráter assistencial que desenvolve ações de assistência social e culturais junto à população carente da Cidade de Caldas Novas.

Foto da mesa diretiva composta na seguinte ordem (esquerda para direita): Prof. Dr. Fabiano Molinos de Andrade (vice-diretor do Instituto de Química/UFG), Prof. Dr. Edward Madureira Brasil (reitor da UFG), Prof. Dr. Valdemar Lacerda (tesoureiro da SBQ), Prof. Wendell Coltro (coordenador do evento/UFG), Profa. Márcia Foster Mesko (diretoria da Divisão de Química Analítica, SBQ), Eliane Teixeira Rodrigues de Almeida, Secretária de Educação, Esporte e Lazer da cidade de Caldas Novas) e Prof. José Luis Costa Lima (Sociedade Portuguesa de Química)


Fotos da abertura do 19º ENQA & 7º CIAQA.


Foto da Homenagem ao Prof. Dr. Elias Zagatto (CENA/USP)


Foto da Homenagem à Profa. Dra. Ieda Scarmínio (UEL).


Foto da Homenagem ao Prof. Dr. Auro Tanaka (UFMA).


Foto da entrega da medalha Janusz Pawliszyn à
Profa. Dra. Maria Eugênia Queiroz (FFCLRP/USP).


Foto da entrega da medalha Adilson J. Curtius ao
Prof. Dr. Marco Aurélio Zezzi Arruda (UNICAMP).


Foto da entrega da medalha Carol H. Collins ao
Prof. Dr. Érico Marlon de Moraes Flores (UFSM).


Foto da entrega da homenagem à Profa. Dra. Carol H. Collins,
representada pela Profa. Dra. Carla Beatriz Grespan Bottoli (UNICAMP).


Entrega do Metrohm Young Chemist Award ao doutorando
Lucyano Jefferson Alves de Macedo (IQSC/USP).


Fotos ENQA nas Escolas


Fotos Sessão Temática Mulheres na Química Analítica


Sessão de Paineis


Plenária Dra. Susan Lunte (Kansas University, USA)


Plenária Dr. Zoltan Mester (National Research Council Canada/IUPAC)


Plenária Profa. Dra. Maria Valnice Boldrin Zanoni (UNESP)


Plenária Dr. Akos Vertes (George Washington University, USA)


Plenária Dr. Milton LEE (Brigham Young University, USA)


Plenária Dr. Dionysios Dionysiou (University of Cincinnati, USA)


Plenária Dr. Carlos Garcia (Clemson University, USA)


"Meet the Editor" Session




Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299