.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1343

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home BE | SBQ



22/11/2018



Programa da SBQ une iniciativa privada, estudantes e eventos científicos


Waters Technologies foi a primeira empresa a aderir ao PENQ e comprou três cotas

A SBQ acaba de criar uma nova forma de financiamento para dar a jovens estudantes uma oportunidade de ingressar no fantástico mundo dos eventos científicos. Trata-se do Programa Primeiro Evento Nacional em Química (PENQ), que buscará trazer recursos da iniciativa privada para estudantes matriculados nos diversos cursos de graduação em Química ou áreas correlatas e que desenvolvam alguma atividade de introdução à pesquisa na grande área da Química. Estes recursos financiarão a participação do estudante em eventos científicos da SBQ – o nacional e o local, onde deverão apresentar trabalhos.

Professor Norberto Peporine Lopes (FCFRP-USP), presidente da SBQ: "Acreditamos que ações como essa podem ajudar a despertar o cientista que existem dentro de alguns alunos que nunca tiveram a oportunidade de saber como funciona a ciência, relacionada a química, de forma mais geral."

"A concepção de assistência aqui proposta tem o objetivo de criar oportunidades dos estudantes selecionados para entrarem em contato com a pesquisa científica realizada no País, e assim colaborar para um maior desenvolvimento do estudante no seu curso de graduação em Química ou áreas correlatas", explica o professor Norberto Peporine Lopes (FCFRP-USP), presidente da SBQ. "Nesse sentido, o PENQ permitirá também a criação de redes de contatos e uma maior abertura para o campo de trabalho. Por ter sido criada com foco nos estudantes carentes de diversas regiões do país esperamos agora que os secretários regionais abracem essa causa e coloquem o PENQ para frente promovendo suas ações e quem sabe permitindo uma maior inserção destes jovens no mercado de trabalho. Portanto, a gestão e execução ficarão a cargo dos secretários regionais e terão foco nas regiões e não na SBQ central."

O funcionamento do programa é baseado na seleção de candidatos de maiores necessidades socioeconômicas em conformidade com alguns dos indicadores do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), sendo necessário para sua inscrição, uma previa interação com metodologias científicas na área da química e/ou correlatas. Para seleção serão utilizados os critérios socioeconômicos balizados pelo o Artigo 5 º do Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010 que dispõe sobre o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Os critérios científicos serão avaliados através da análise do Currículos Lattes no momento da inscrição.

Cada cota de apoio vale dois mil reais e garante a participação de um aluno em dois grandes eventos anuais. Os alunos selecionados serão acompanhados e passarão por um processo de avaliação ao final dos eventos. "Em contrapartida as empresas irão receber acesso a publicação de publicidade nos diversos meios de comunicação da RASBQ. Caso queiram poderão realizar promoções independentes sobre esse apoio, tanto fora como dentro das reuniões científicas", explica Peporine. "A Waters foi a primeira empresa a aderir, e vai apoiar três estudantes."

O principal ponto do programa é garimpar talentos escondidos, que muitas vezes, por falta de oportunidade não aparecem para a sociedade científica e não têm oportunidades de conhecerem o que é a pesquisa na área. "Acreditamos que ações como essa podem ajudar a despertar o cientista que existe dentro de alguns alunos que nunca tiveram a oportunidade de saber como funciona a ciência, relacionada a química, de forma mais geral", conclui o presidente da SBQ.


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299