.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1350

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



24/01/2019



42ª RA: Workshop celebra 25 anos da Divisão de Química Ambiental


Programação reúne pesquisadores das diversas regiões para traçar um cenário nacional da área

Entre as dezenas de atividades programadas para a 42ª Reunião Anual da SBQ (de 27 a 30 de maio, em Joinville), estão os tradicionais workshops realizados durante o dia de abertura – a conferência de abertura é sempre à noite. Este ano serão oito – alguns já tradicionais como o de Pós-Graduação em Química ou o Encontro das Secretarias Regionais, e outros inéditos, como o workshop que celebrará os 25 anos da Divisão de Química Ambiental da SBQ.

Professora Cassiana Carolina Montagner (IQ-Unicamp), diretora da Divisão de Química Ambiental da SBQ: "Além dos muitos grupos 'seniores', já bastante consolidados e responsáveis por iniciar uma série de linhas de pesquisas no Brasil, houve muitos frutos e, hoje, há também muita pesquisa de alta qualidade sendo desenvolvida por grupos jovens em diferentes regiões do Brasil."

Fundada em 1994 pelos professores Antonio Mozeto (UFSCar) e Antonio Miguel (IQ-USP), a Divisão encerrou 2018 com 106 sócios ativos, sendo aproximadamente metade na região Sudeste e um quarto na região Sul do Brasil. Sua fundação, dois anos depois da Rio 92, refletiu o crescimento da área ambiental no país – o I Encontro de Química Ambiental foi organizado em 1990 pelo professor Wilson Jardim (Unicamp), um dos participantes deste workshop.

A diretora da Divisão, professora Cassiana Carolina Montagner (Unicamp), define química ambiental como aquela que "estuda os processos químicos que ocorrem na natureza, sejam eles naturais ou ainda causados pelo homem, e que comprometem a saúde humana e a saúde do planeta como um todo. Assim, dentro desta definição, a Química Ambiental não é a ciência da monitoração ambiental, mas sim da elucidação dos mecanismos que definem e controlam a concentração das espécies químicas candidatas a serem monitoradas".

A professora Cassiana Montagner concedeu a seguinte entrevista para o Boletim SBQ:

Qual o objetivo do Workshop?
O objetivo do Workshop comemorativo dos 25 anos da Divisão de Química Ambiental será justamente obter um panorama atual sobre a Química Ambiental no Brasil. Sabemos que além dos muitos grupos 'seniores', já bastante consolidados e responsáveis por iniciar uma série de linhas de pesquisas no Brasil, houve muitos frutos e, hoje, há também muita pesquisa de alta qualidade sendo desenvolvida por grupos jovens em diferentes regiões do Brasil.

E a programação?
O workshop terá um panorama da Química Ambiental no Brasil pelo olhar do Prof. Wilson F. Jardim (convidado, um dos fundadores da DAMB, e realizado do I Encontro de Química Ambiental, em 1990), e uma palestra sobre o Ensino de Química Ambiental no país. Outro ponto importante é a apresentação de pesquisadores de diversas regiões, que vão traçar panoramas regionais e trazer suas principais particularidades e desafios. Isso será fundamental para discutirmos e priorizarmos os caminhos e o futuro para as pesquisas na área ambiental, que é multidisciplinar e exige uma rede em pesquisas que vá muito além dos laboratórios de química.

Como está a Química Ambiental no Brasil em termos de linhas de pesquisa de impacto e qualidade?
Estamos traçando este cenário durante a preparação do Workshop, mas já sabemos que há muita pesquisa de qualidade sendo desenvolvida por grupos bastante consolidados e grupos jovens em diferentes regiões do país. Como resultado, temos observado um aumento no número de trabalhos apresentados nos encontros nacionais.

Qual a meta da Divisão para este ano?

A meta da DAMB para esse biênio (2018-2020) será apresentar os grupos de pesquisa, de forma a fomentar colaborações e uma maior interação na pesquisa e formação de recursos humanos considerando o grande potencial que temos entre pesquisadores e docentes em todo o país. Para isso, temos publicado mensalmente boletins em que divulgamos os vários grupos de pesquisa.

Programação completa dos workshops:
http://www.sbq.org.br/42ra/pagina/workshops.php


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299