.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1351

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



31/01/2019



42ª RA: Um novo fórum para fomentar o trabalho de pós-graduandos e pós-docs


Baseado em modelo da IUPAC, o fórum Jovens Pesquisadores SBQ pretende ampliar o potencial das oportunidades para os químicos brasileiros por meio de maior networking

Um novo fórum da SBQ para fomentar a comunicação, o networking e o intercâmbio de jovens pesquisadores na comunidade científica Brasileira e internacional será lançado na 42ª Reunião Anual da SBQ. A Jovens Pesquisadores SBQ é uma iniciativa das pós-doutorandas Paula Bueno, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP-USP) e Marilia Valli, do Instituto de Química de Araraquara (IQ-UNESP), que depois de participarem da criação e tornarem-se membros do International Younger Chemists Network (IYCN) – um organismo semelhante no âmbito da IUPAC, encamparam a ideia na SBQ.

"Existem diversas oportunidades para jovens pesquisadores em diversos países do mundo, muitas delas vinculadas ou promovidas por sociedades científicas tais como a American Chemical Society (ACS) a European Chemical Society (EuChemS) ou a Gesellschaft Deutscher Chemiker (GDCh), que valorizam a participação do público jovem e em início de carreira em atividades científicas, acadêmicas e profissionais. No entanto, a participação brasileira em tais iniciativas é ínfima, tonando nosso país sub-representado nesta categoria. A ideia de estruturar uma comunidade de jovens pesquisadores no Brasil é para, justamente, fomentar nossa representatividade neste contexto", explica Paula.

As pesquisadoras Paula Bueno (FCFRP-USP) e Marilia Valli (IQ-UNESP) trouxeram para a SBQ a experiência de uma iniciativa da IUPAC para fomentar o trabalho de jovens pesquisadores brasileiros

"A SBQ já possui um braço focado em alunos, e a ideia agora é atuarmos junto aos jovens pesquisadores: doutorandos, pós-docs, e mesmo professores em início de carreira", conta o professor Norberto Peporine Lopes (FCFRP-USP), presidente da SBQ. "A ideia é discutir não só química, mas o que esses jovens pesquisadores terão pela frente: como está o mercado, quais as perspectivas, como eles se colocam frente às agências e concursos..."

"O objetivo da JP SBQ é organizar, promover e manter uma comunidade de Jovens Pesquisadores junto à SBQ favorecendo a comunicação, a colaboração, educação, networking, intercâmbio e desenvolvimento de carreira de forma inclusiva e efetiva na comunidade científica nacional e internacional", explica Paula Bueno. Além de aumentar a adesão e participação de jovens pesquisadores brasileiros na SBQ, a JP SBQ pretende atuar no estímulo à participação de mestrandos, doutorandos, pós-docs e jovens professores em reuniões e encontros internacionais através da prospecção e financiamento de suas participações em tais eventos. "Também queremos trabalhar em prol de uma maior interação entre jovens cientistas de todo o mundo e principalmente da América do Sul, e na promoção de interação com associações nacionais e internacionais", complementa Marilia Valli.

Como parte das atividades da JP SBQ, na 42ª RASBQ (de 27 a 30 de maio, em Joinville), o workshop inaugural "Jovens Pesquisadores: futuros líderes nos setores acadêmico e empresarial" terá como um dos palestrantes convidados o químico Guilherme Julião Zocolo, Pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical. Ele é graduado pela Universidade Federal de Viçosa (2003), possui mestrado em Química na área de Produtos Naturais (2006) e doutorado em Química Analítica (2010) pelo Instituto de Química da UNESP. Desde 2014 é Pesquisador 1A da Embrapa Agroindústria Tropical.

Zocolo faz um trabalho de ponta na área de química, que envolve desde o melhoramento e valoração de culturas economicamente importantes no Brasil, até o aproveitamento de resíduos agroindustriais e desenvolvimento de técnicas de tecnologias para uso no campo, dentre outras. "Convidamos o Zocolo por ser um jovem pesquisador que atua em pesquisa e desenvolvimento, em empresa pública. Pela sua trajetória e qualidade de seu trabalho, ele é um excelente exemplo de líder na área de química e empresarial, e sua pesquisa envolve aspectos de interesse imediato à sociedade, ao meio ambiente a à economia", explica Paula.

Para este workshop, também estão programadas apresentações orais do tipo 'flash presentations', de 8 a 10 minutos, feitas por estudantes de pós-graduação e pós-doutorandos, que poderão se inscrever diretamente pelo email: contato.jpsbq@gmail.com.

Mais informações:
- The Future of Chemistry is Global. V. Koester, P. C. P. Bueno, S. Carenco, C. Dunne, L. Ferrins, E. Llabani, N. A. Offiong and I. V. Vorotyntsev, ChemViews 2017, Published Online: 2017-12-0512-05 – Link para o artigo

- http://iycnglobal.wixsite.com/iycn


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299