.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1355

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



28/02/2019



Workshop "Pré-SBQ"


Prezados membros da Sociedade Brasileira de Química (SBQ),

Gostaríamos de convidá-los a participar do workshop “Pré-SBQ” que será realizado no dia 24 de maio de 2019, na sede acadêmica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) localizada na cidade de Blumenau, próxima geograficamente da cidade de Joinville, sede da 42ª Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ). A programação é composta por uma mesa redonda intitulada “Mulheres na Ciência” que será moderada pela Profa. Dra. Cristiane Jost (UFSC-Florianópolis) e terá como participantes as professoras: Dra. Alice Rangel de Paula Abreu (UFRJ), Dra. Ethel Antunes Wilhelm (UFPel) e Dra. Vanderlan da Silva Bolzani (UNESP-Araraquara). Além da mesa, duas palestras serão proferidas: “A Química dos fármacos: um século de descobertas” que será ministrada pela Prof. Dr. Adriano Defini Andricopulo (USP- São Carlos) e “Os 150 anos da tabela periódica e os 175 anos da descoberta do Rutênio: aplicações fotoquímicas e biológicas de complexos metálicos” ministrada pelo Prof. Dr. Roberto Santana da Silva (USP-Ribeirão Preto). No evento serão promovidos diálogos envolvendo temas amplamente discutidos nacional e internacionalmente no ano de 2019.

Blumenau é um município do estado de Santa Catarina, localizado no Vale do Itajaí, que foi fundado pelo químico e farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau. A cidade tem uma agenda cultural inspirada no cotidiano e hábitos de imigrantes europeus, destacando-se a colonização alemã, traduzida em festividades como a Oktoberfest, a segunda maior festa de cerveja do mundo, que acontece todos os anos no mês de outubro.

O campus Blumenau é o mais jovem dos campi da UFSC, iniciando suas atividades no ano de 2014. No campus, a graduação e pós-graduação trabalham de forma articulada com o objetivo de formar profissionais com perfil adequado para o atendimento das exigências socio técnicas da mesorregião do Vale do Itajaí. São priorizadas a proposição e organização de atividades de interação social, incentivando as relações de cooperação entre grupos e setores econômicos, produtivos e a comunidade em geral. Entre os cursos de graduação ofertados da UFSC-Blumenau há o curso de Licenciatura em Química e, o recentemente aprovado, Bacharelado em Química, cuja oferecimento está previsto para o segundo semestre do ano de 2019.

Contamos com a presença de todos.

Cordialmente,

Prof. Dr. Aldo Sena de Oliveira- UFSC Blumenau (coordenador do worshop)aldo.sena@ufsc.br
Profa. Dra. Lidiane Meier
Profa. Dra. Patrícia Bulegon Brondani
Prof. Dr. Silmar José Spinardi Franchi








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299