.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1359

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



04/04/2019



A demanda por energia e as oportunidades na química


Na celebração de 10 anos da Nature Chemistry, ex-presidente da SBQ pontua desafios futuros da química

A crescente demanda global por energia – e por energia limpa e eficiente – é um grande fator de impulso da pesquisa científica na química, e deve gerar cada vez mais desafios e oportunidades aos grupos de pesquisa no Brasil e no mundo. A opinião é do professor Aldo Zarbin (UFPR), único latino-americano convidado pela Nature Chemistry, revista britânica de alto impacto que completa 10 anos, para colaborar em artigo sobre os aspectos desafiadores do futuro da química.

Aldo Zarbin (UFPR): "A demanda crescente por energia é uma preocupação que deve estar no topo dos assuntos relevantes para a ciência nos próximos anos, e a Química tem um papel central nessa questão."

"Temos uma matriz energética mundial fortemente baseada em combustíveis fósseis, e uma demanda cada vez maior de energia, dada pelo crescimento da população e necessidade de acesso a bens. Sabemos que a distribuição do consumo energético é desigual entre os países e regiões, e que há um relacionamento direto entre consumo de energia, desenvolvimento econômico e bem-estar da população. E o modelo que está aí é finito e tem sérios problemas ambientais", explica Zarbin, que foi presidente da SBQ entre 2016 e 2018. "A mudança se dará apostando em fontes renováveis, combustíveis limpos e dispositivos de armazenamento de energia que sejam condizentes com essa realidade." A química entra na preparação dos novos materiais para todo esse processo, na interação dos materiais e processamento para fazer os dispositivos, nos processos de compreensão das reações envolvidas, na busca de biocombustíveis, etc.

Ele coordena o Grupo de Química de Materiais da UFPR, onde 13 alunos (entre ICs, mestrandos, doutorandos e pos-docs) trabalham em linhas de pesquisa voltadas à descoberta de novos materiais, na descoberta de novas maneiras mais eficientes de produzir materiais e em suas diversas possibilidades de aplicações.

"Temos alunos trabalhando com materiais para novos sistemas fotovoltaicos, mais baratos, mais leves e fundamentalmente ambientalmente amigáveis; com materiais para baterias de íon metálico em meio aquoso; com materiais para geração de hidrogênio, de forma mais barata e eficiente que as convencionais; com materiais para eletrodo transparentes; com materiais para dispositivos flexíveis", descreve. "E nos tornamos referência quando desenvolvemos uma nova rota de processar materiais diferentes na forma de filmes finos, baseada em interfaces entre líquidos imiscíveis."

Recentemente Zarbin e seu grupo chegaram a uma nova rota de produção de grafeno que mereceu a capa do periódico Chemical Science, da Royal Society of Chemistry. O grafeno é um material bidimensional, formado por carbono, com uma grande área de superfície e cujos elétrons têm um comportamento diferenciado, gerando propriedades que não se encontram em outros materiais. Tem grande potencial para o armazenamento de energia (entre outras aplicações). "Esse trabalho passou por três teses de doutorado, teve o primeiro trabalho publicado em 2015, e agora em 2018 publicamos um refinamento da ideia, mostrando o mecanismo e controlando o processo de preparação", conta o professor.

Ele destaca o caráter "100% brasileiro" das conquistas de seu grupo, e deixa um alerta: "A Ciência brasileira já provou e vem provando sua capacidade, na geração de conhecimento diferenciado, de alta qualidade, e na solução de problemas de forte impacto na sociedade, em grupos espalhados por todas as regiões do país. É fundamental que não se deixe de investir na ciência brasileira."

Leia o artigo de Aldo Zarbin na Nature Chemistry

Leia o artigo de Zarbin e seu grupo, capa da Chemical Science


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299