.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1362

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



25/04/2019



SBQ cria um programa de pré-aceleração de tecnologias


Grupos de pesquisa em química poderão inscrever seus projetos para receber ferramentas e mentorias de negócios. O objetivo é gerar para os sócios da SBQ valor para as pesquisas acadêmicas e abrir oportunidade de transferência de tecnologias e criação de novas empresas.

Até o final do ano, cinco grupos de pesquisa em química no Brasil estarão com seus projetos inovadores próximos ao mercado. Este é o objetivo do programa de pré-aceleração SBQ, um programa de fomento à inovação e ao empreendedorismo, que será lançado na 42ª Reunião Anual da SBQ (de 27 a 30 de maio, em Joinville). "É um programa inédito, e muito importante neste momento em que a pesquisa científica sofre um brutal achatamento de orçamento", afirma o professor Rochel Montero Lago (UFMG), coordenador do programa. "Nós precisamos tornar mais eficiente o caminho das tecnologias que desenvolvemos em laboratório para a indústria e para a sociedade."

Os interessados, grupos de química e engenharia química com projetos de desenvolvimento de tecnologia em andamento, poderão ter informações mais detalhadas do programa durante RA SBQ. Para se inscrever a equipe deverá ser constituída por sócios da SBQ. Segundo o professor Norberto P. Lopes (FCFRP-USP), presidente da SBQ, "esse será um programa voltado para nossos sócios e também uma oportunidade para nossos jovens empreenderem."

Ao longo do segundo semestre de 2019, haverá inscrição e uma pré-seleção que filtrará 10 projetos que receberão a mentoria e passarão por um trabalho de pré-aceleração. Estes grupos selecionados se reunirão presencialmente, em alguns momentos, e serão acompanhados a distância semanalmente por mentores. Depois apresentarão os projetos para uma banca formada por potenciais investidores e membros da indústria, de onde sairão cinco projetos finalistas. E no final do ano será realizado o "Demo Day", para apresentação dos projetos finais para investidores e empresas.

"A ideia desse programa é formar químicos empreendedores juntamente com a formatação de tecnologias a serem apresentadas a indústrias e investidores. Nós químicos, ainda não conseguimos gerar todo o valor possível para a sociedade. Temos que transferir as tecnologias desenvolvidas em nossos laboratórios para gerar riqueza", explica o Prof. Rochel, um químico com experiência em empreendedorismo que coordena o Grupo de Tecnologias Ambientais da UFMG e o INCT Midas, que tem como missão inspirar a comunidade acadêmica em levar tecnologias ao mercado gerando valor para a sociedade.

O SBQ Inovação será executado pela Wylinka (http://wylinka.org.br/) e INCT Midas (http://inctmidas.com.br/) e terá o apoio e parceria de duas grandes empresas da área química, entre elas a Rhodia-Solvay. Além de patrocinadoras do programa, ambas auxiliarão na condução e na identificação dos projetos que atendem os desafios da indústria química no Brasil. Os detalhes do edital serão definidos até o início da RASBQ e a meta é que a seleção dos 10 inscritos esteja concluída até julho.


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299