.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1367

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



13/06/2019



Pesquisadora química da UFF é premiada em evento internacional na Itália


Ocorreu em Perúgia, Itália, o 8º Workshop da Rede Científica Internacional Selênio Enxofre e Catálise Redox (WSeS-8), reunindo centenas de cientistas de mais de 40 diferentes universidades espalhadas pelo mundo incluindo os maiores nomes mundiais na área, como o cientista que descobriu a Glutationa Peroxidase, Prof. Leopold Flohè.

Nesse importante evento, a Professora do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal Fluminense (UFF), Vanessa Nascimento, recebeu o Prêmio "PeerJ Award". O trabalho premiado, intitulado como "Design and synthesis of selenium-containing naphthoquinone derivatives as antitubercular leads against clinical multidrug resistant isolates of Mycobacterium tuberculosis", foi desenvolvido no Laboratório da referida pesquisadora (Lab. SupraSelen) em colaboração com os professores Fernando de Carvalho da Silva (IQ-UFF) e Vitor Francisco Ferreira (FF-UFF). Como vencedora, a Profa. Vanessa receberá uma publicação gratuita no PeerJ Life & Environment e uma entrevista no site da revista para falar sobre sua pesquisa desenvolvida no Brasil.

Vanessa atua junto de seus alunos de graduação e pós-graduação na vanguarda da pesquisa ligada à obtenção de moléculas e supramoléculas contendo selênio para as mais diversas aplicações (antioxidantes, anti-inflamatórios, catalisadores etc.). Mulher, mãe e jovem pesquisadora de Universidade Federal Brasileira, Vanessa ressalta a importância do prêmio como reconhecimento de sua linha de pesquisa, além da divulgação internacional da pesquisa de excelência que vem sendo desenvolvida na Universidade Pública Brasileira, mesmo em tempos de recursos e valorização escassos. Organizadores do vento pretendem trazer a edição do evento em 2022 para Niterói, RJ.




Fonte: Vanessa Nascimento (UFF)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299