.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1367

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



13/06/2019



42ª RA: Evento marcante em tempos delicados


Reunião teve lançamento de iniciativas importantes da SBQ; público foi maior que em 2018; ano que vem será em Maceió

A 42ª Reunião Anual da SBQ, realizada no final de maio em Joinville, foi marcante por diversos motivos, a começar pelo cenário de expressiva queda no financiamento da pesquisa científica no Brasil e de ataques às universidades públicas. Por isso, o público de mais de 1.600 pessoas (mais que Foz do Iguaçu 2018) foi ainda mais relevante. "Estou muito feliz com os resultados que a RA alcançou. Além de todo o sucesso científico, nossos sócios fizeram uma paralisação em defesa do ensino e pesquisa no Brasil de forma pacífica e sem nenhuma balbúrdia", declara o professor Norberto Peporine Lopes (FCFRP-USP), presidente da SBQ.

Paralisação dos participantes da 42ª RASBQ, em defesa do ensino e da pesquisa no Brasil

Iniciativas importantes da SBQ foram lançadas nessa Reunião Anual, como o SBQ Acelera, o Núcleo Mulheres SBQ e o Prêmio Vanderlan Bolzani. A vice-presidente, professora Rossimiriam Freitas (UFMG) destaca o caráter inédito de uma sessão plenária em formato keynote para debater a questão das mulheres na ciência e mostrar histórias inspiradoras. "Foi um marco na história da SBQ! O auditório estava lotado, tivemos palestras contundentes, e vivemos um ápice de emoção com a entrega do Prêmio Vanderan Bolzani às nossas queridas Dirce Campos (membro da SBQ desde sua fundação e hoje diretora-executiva), e professora Maria Vargas (UFF), por sua expressiva contribuição à Química."

O programa SBQ Acelera – que irá fomentar a inovação e o empreendedorismo na química – foi anunciado pelo presidente da SBQ na abertura do evento, e teve um stand na feira, que atraiu a atenção de dezenas de pesquisadores. "Percebemos que as pessoas estão bem interessadas no SBQ Acelera", conta a pesquisadora Priscila Souza (UFMG), coordenadora do setor de inovação e empreendedorismo do INCT Midas. "Estamos com uma expectativa muito positiva pelo programa." Conforme já relatado neste Boletim, a partir deste mês, grupos de química e engenharia química com projetos de desenvolvimento de tecnologia em andamento poderão se inscrever no programa. Haverá uma pré-seleção que filtrará 10 projetos que receberão a mentoria e passarão por um trabalho de pré-aceleração. Estes grupos selecionados se reunirão presencialmente, e serão acompanhados semanalmente por um mentor. Depois apresentarão os projetos para uma banca formada por investidores potenciais e membros da indústria, de onde ficarão os cinco projetos finalistas. E no final do ano será realizado o "demo day", quando os grupos apresentarão os projetos prontos para investidores e empresas.

Professor Vitor Ferreira (UFF), ex-presidente da SBQ, em conferência de abertura. Professoras Elisa Orth (UFPR), Rossimiriam Freitas (UFMG) e Vanderlan Bolzani (Unesp), com Dirce Campos ao púlpito, na entrega do Prêmio Vanderlan Bolzani.

Do total de 1652 participantes da 42ª RASBQ, 682 eram pesquisadores, 432 pós-graduandos e 403 estudantes de iniciação científica. Foram apresentados 1.111 trabalhos, sendo a maioria nas áreas de Química orgânica (180), Química de materiais (145), Química analítica (123), Química de produtos naturais (107) e Química inorgânica (102). Da região Sudeste, foram 855 participantes, 395 do Sul, 130 do Nordeste, 96 do Centro-Oeste e 51 da região Norte.

"Estou muito satisfeito com o evento", afirma o secretário-geral da SBQ, professor Fernando de Carvalho (UFF), coordenador do comitê organizador da RA. "Mesmo em um cenário de crise, tivemos um número de participantes pouco superior a Foz do Iguaçu, e contamos com o charme cultural do Balé Bolshoi, um ponto que foi bastante elogiado". Ele conta que a próxima Reunião Anual será realizada em Maceió, com o objetivo de voltar à região Nordeste, depois de seis anos.


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299