.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1368

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



19/06/2019



Um cubo 'de bismuto' na avenida Paulista


Instalação do CFQ celebra o Dia do Químico e divulga a química para o público leigo

Um cubo de 100 metros quadrados de base, inspirado no bismuto está instalado na Avenida Paulista, tradicional região paulistana, desde terça-feira, para celebrar o Dia do Químico (18 de junho). O Espaço Q, uma realização do Conselho Federal de Química (CFQ) ficará aberto à visitação gratuita das 10h às 22h, até o dia 30, e promoverá uma série de ações de divulgação científica. O Dia do Químico é celebrado no Brasil em 18 de junho, data em que o presidente Juscelino Kubitschek assinou, em 1956, a chamada "Lei Mater dos Químicos", que regulamentou o exercício da profissão e estabeleceu a criação dos conselhos regionais e federal de química.

"Nós queremos chamar atenção para o público com informação e motivação; queremos que o público leigo entenda que a química faz parte da sua vida", afirma o professor José de Ribamar Oliveira Filho, presidente do CFQ, ao Boletim Eletrônico SBQ. "A divulgação científica, da química com todo seu valor, é uma marca da minha gestão, e acredito que, para o bem da química no Brasil, é preciso buscar uma integração com todas as partes interessadas."

Professor José de Ribamar Oliveira Filho, presidente do CFQ: "A divulgação científica, da química com todo seu valor, é uma marca da minha gestão, e acredito que, para o bem da química no Brasil, é preciso buscar uma integração com todas as partes interessadas."

O professor Ribamar é formado em química industrial pela UFPA e em licenciatura em química pela UFMA, onde também fez seu mestrado. O doutorado em química analítica foi realizado no IQSC-USP. Ele conta uma história sobre a perspicácia de seu professor do primeiro ano científico (hoje primeiro ano do Ensino Médio), que foi fundamental para sua trajetória na química: "Teve um dia que os colegas e eu tomamos algumas cachaças antes da aula, e o professor – ainda me lembro o seu nome: Zé Reis – percebeu o nosso estado e disse que havíamos usado a química para o mal. Algum colega perguntou por que. O professor escreveu na lousa: C2H5OH, perguntou se sabíamos o que era. Ante a negativa, disse que era a formula do álcool etílico, mas que como estávamos com muitas moléculas daquelas na cabeça, não iríamos entender a aula... Então contei isso para a minha mãe, que era muito estudiosa, e providenciou um livro de Química Geral, o qual estudei muito, e que serviu de estímulo inicial para minha carreira."

Para o professor Ribamar, comemorar o Dia do Químico significa celebrar o trabalho "daquele que garante a qualidade de todos produtos para a sociedade; que estuda transformação, a estrutura da matéria, e que tem o potencial de mudar e melhorara cada vez mais o mundo para nossos descendentes".

Na entrada do Espaço Q há um cristal real, e acima dele é projetado um holograma em maior escala, dando a impressão de que o cubo faz parte do próprio metal. Em seu interior, há estações temáticas que abordam os seguintes temas: Corpo humano e reações químicas; Química verde; Indústrias ligadas à Química; Profissionais da Química; e Alimentos e Bebidas.

O visitante também pode interagir com uma grande Tabela Periódica que usa símbolos e artigos do senso comum para apresentar os elementos de forma divertida. Ao pressionar uma das casas, é revelado o principal elemento químico que faz parte daquela composição. Vídeos com influenciadores digitais também estarão rodando no Espaço com mensagens relacionadas à Química. O espaço também terá apresentações do grupo Ciência em Show.

"Saudamos o Espaço Q, bem como outras iniciativas em prol da química que vem sendo desenvolvidas pelo Conselho Federal de Química, uma entidade fundamental para a valorização do trabalho de todos os químicos do Brasil", afirma o professor Norberto Peporine Lopes (FCFRP-USP), presidente da SBQ.

Visite o Espaço Q: Avenida Paulista, 1230, Bela Vista (na área externa do Shopping Cidade São Paulo)

Site do CFQ: http://cfq.org.br/


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299