.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1372

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



18/07/2019



Inscrições para o BrazMedChem abertas até 15 de agosto


Ainda é possível submeter trabalhos para o maior evento de química medicinal da América Latina, que será realizado em Pirenópolis (GO), e 1 a 4 de setembro

Químicos e farmacêuticos de todo o Brasil têm até o dia 15 de agosto para inscreverem seus trabalhos para o 9º BrazMedChem, o Simpósio Brasileiro de Química Medicinal, que será realizado pela SBQ, em Pirenópolis (GO), de 1 a 4 de setembro.

Nesta edição, o Simpósio terá o tema "Reduzindo o Espaço entre a Academia e as Indústrias Farmacêuticas para Avançar na Descoberta de Fármacos", e já conta com 350 inscritos, palestrantes internacionais confirmados e representantes da indústria e da academia. "O nosso principal objetivo é propiciar um ambiente favorável para a inovação e integração do setor produtivo com a academia", conta a professora Carolina Horta Andrade (UFG), diretora da divisão de Química Medicinal da SBQ, e coordenadora do evento.

Professora Carolina Horta Andrade (UFG): "O programa científico do evento cobre as mais diversas áreas da complexa cadeia de descoberta e desenvolvimento de fármacos, em uma atmosfera interativa e colaborativa, com o objetivo de discutir o estado-da-arte da Química Medicinal."

O BrazMedChem será realizado na Pousada dos Pirineus Resort, um hotel que acomodará a maioria dos participantes, o que vai facilitar a aproximação e a troca de ideias entre os químicos. "Ainda temos opções de inscrição sem hospedagem, já que o hotel do evento está lotado", observa a professora Carolina, que tem destacados trabalhos na área, tendo sido reconhecida pela UNESCO e a L'Oreal em 2014 e 2015 por suas pesquisas na busca de medicamentos mais eficazes e mais baratos para combater a Leishmaniose, doença causada por protozoários, e que pode deixar sequelas graves.

Os organizadores optaram por um modelo que evita a ocorrência de palestras simultâneas, de modo que os participantes possam assistir a todas as sessões. A conferência de abertura será ministrada pelo Dr. Peter Warner (Bill & Melinda Gates Foundation, USA), que possui 28 anos de experiência na indústria farmacêutica.

Leia entrevista concedida pela professora Carolina Horta Andrade ao Boletim Eletrônico SBQ, em que ela detalha os destaques da programação e conta o que se espera do 9º BrazMedChem:

Quais as perspectivas para o BrazMedChem?
O tema da nona edição do BrazMedChem, o maior evento de Química Medicinal da América Latina, é "Bridging the gap between Academia and Pharmaceutical Industries for Advancing Drug Discovery", ou seja, "Reduzindo o espaço entre a Academia e as Indústrias Farmacêuticas para avançar na Descoberta de Fármacos".

O nosso principal objetivo é propiciar um ambiente favorável para a inovação e integração do setor produtivo com a academia. Estaremos fornecendo um ambiente propício para o estabelecimento e fortalecimento dessas parcerias, através das sessões científicas, sessões interativas e mesas redondas. Além disso, o evento será realizado em um local onde todos os participantes ficarão hospedados e poderão usufruir da maior interatividade possível com os palestrantes e pesquisadores, tanto em momentos de descontração, como happy hours, assim como durante o café da manhã e o almoço.

Este ano teremos a participação de várias startups e empresas farmacêuticas nacionais e multinacionais como palestrantes e participantes. Contaremos também pela primeira vez com a participação de pesquisadores das indústrias do pólo farmoquímico de Goiás, o DAIA, em Anápolis. Isso nos traz um grande diferencial, e por isso insistimos que o congresso fosse realizado no Estado de Goiás. Temos certeza que o 9th BrazMedChem fará a diferença em Goiás!

E como estão as inscrições?
Já temos 190 trabalhos submetidos e aprovados para apresentação sob a forma de pôster. O comitê científico está agora trabalhando para selecionar os oito trabalhos que serão apresentados oralmente, na forma de "Flash presentations", um em cada uma das oito sessões científicas do BrazMedChem.

Já temos mais de 350 inscritos e as inscrições ficarão abertas até o final do mês de agosto. De forma a inovar mais uma vez, a submissão de trabalhos científicos para apresentação sob a forma de pôster ficará aberta também até o dia 15 de agosto, de forma que a comissão científica está trabalhando de forma alinhada e ágil para proceder com a avaliação dos resumos "on-demand".

Quais os destaques do evento?
O programa científico do evento cobre as mais diversas áreas da complexa cadeia de descoberta e desenvolvimento de fármacos, em uma atmosfera interativa e colaborativa, com o objetivo de discutir o estado-da-arte da Química Medicinal. Será um grande evento, com muitos destaques e programação científica muito diversificada.

Cada sessão científica contará com três apresentações de Keynote e Invited Speakers, que são experts e nomes reconhecidos mundialmente na área de Química Medicinal. Além disso, em cada sessão científica teremos uma apresentação de estudante de pós-graduação ou de pós-doutor. Também optamos por não fazer sessões concomitantes, para que todos os participantes possam assistir à todas as palestras e participar de todas as atividades.

Como nomes de destaque mundial, teremos a participação: Dr. Peter Warner (Bill & Melinda Gates Foundation), Prof. Gunda Georg (Editor-in-Chief for the Journal of Medicinal Chemistry), Dr. Aled Edwards (CEO, SGC), Prof. Alexander Tropsha (Associate Editor for the Journal of Chemical Information and Modeling), Dr. Greg Basarab (Drug Discovery and Development Centre (H3D), Dr. Mario Cardozo (Nurix, Inc.), Dr. Paul Brennan (SGC), Prof. Sharon Prince (University of Cape Town), Dr. Sean Ekins (Collaborations Pharmaceuticals), entre muitos outros. Confiram a programação científica completa no nosso site www.brazmedchem.org

Vale destacar aqui a presença do Dr. Peter Warner (Bill & Melinda Gates Foundation, USA), que irá ministrar a conferência de abertura. O Dr. Warner possui 28 anos de experiência na Indústria Farmacêutica (Big Pharma). Possui vasta experiência em descobrir e desenvolver fármacos para doenças que afligem as pessoas mais pobres do mundo, e por esse motivo, a sua palestra será intitulada "Discovery of Drugs to treat Neglected Disease with the perception of Public-Private Partnerships".

Além disso, gostaria de destacar a presença do Dr. Sean Ekins, farmacologista com experiência em ADME/Tox, toxicologia computacional e quimioinformática. O Dr. Ekins possui mais de 27 anos de experiência em Big Pharma, passando pela Eli Lilly, Pfizer entre outras, e atualmente possui a sua própria empresa, a Collaborations Pharmaceuticals, Inc., onde é fundador e CEO. Sua empresa é voltada para o uso de machine learning e inteligência artificial para a descoberta de fármacos para doenças raras e negligenciadas.

Possui mais de 400 trabalhos publicados em revistas indexadas e fator h igual a 70. Sua palestra no 9th BrazMedChem será intitulada "The Next Era of Pharmaceutical Research: From Bayesian Models to Deep Learning". Estamos ansiosos para ouvir o que ele tem a nos falar!

Além disso, no 9th BrazMedChem teremos uma atividade de divulgação da Ciência, especialmente voltada para estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas da cidade de Pirenópolis - GO, com o objetivo de aproximar a população dos conhecimentos produzidos pelas universidades, assim como despertar o interesse de meninas para participação na Ciência. As atividades serão adaptadas em uma linguagem específica para público infanto-juvenil, divulgando assim o trabalho da universidade na descoberta e melhoria de fármacos, assim como promover a inclusão da sociedade na Ciência. Serão realizadas duas sessões de 30 minutos cada com as temáticas: "Os desafios dos fármacos" e "As Meninas na Ciência". A previsão do alcance desta atividade de divulgação da Ciência é para duzentas pessoas, entre jovens e adolescentes oriundos de escolas públicas e privadas da cidade e região.

O que se espera como resultado do evento?
Espera-se que o evento seja caracterizado como um marco para difusão e discussão do conhecimento sobre as diversas facetas da Química Medicinal e a descoberta de fármacos, promovendo uma interação entre academia e indústria, visando o avanço na descoberta de fármacos e inserção de candidatos a fármacos em estudos clínicos, para enfim, termos fármacos no mercado genuinamente brasileiros. O 9th BrazMedChem já é um sucesso nas redes sociais, nas inscrições e no número de trabalhos submetidos! Venha você também fazer parte deste grande evento!

Página oficial: https://brazmedchem.org/


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299