.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1374

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



01/08/2019



SBQ tem participação ativa na reunião da SBPC


Evento de sete dias realizado em Campo Grande-MS atraiu 30 mil cientistas, estudantes e leigos

A 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na semana passada em Campo Grande (MS), conseguiu a proeza de reunir mais de 30 mil pessoas em um evento marcado pela defesa da ciência, da educação e das universidades no Brasil. "Precisamos estar juntos para enfrentar as dificuldades desse momento e construir coletivamente um projeto de nação soberana na qual a Educação e a C&T sejam tratadas como políticas de Estado", declarou o presidente da SBPC, professor Ildeu de Castro Moreira.

Em sete dias de reunião, foram apresentadas 180 conferências, mesas-redondas e palestras, mais de 40 atrações culturais, e 600 trabalhos em formato pôster. A SBQ participou ativamente, organizando conferências, simpósios e mesas-redondas. "Foi um evento muito importante para o Brasil, porque muitos cientistas e estudantes estavam lá defendendo a liberdade acadêmica e o resgate da valorização da ciência", afirma o presidente da SBQ, professor Norberto Peporine Lopes (FCFRP-USP).

Professor Rochel Montero Lago no simpósio "Eixos Mobilizadores em Química"

Peporine participou do encontro de comunicação das sociedades afiliadas à SBPC, em que se discutiu a importância da divulgação científica, como forma de aproximar o público leigo da ciência. Também proferiu conferência científica sobre análise em larga escala de sistemas biológicos. Com os professores Jaílson Bittencourt de Andrade, ex-presidente da SBQ de 1996 a 98 (Senai-Cimatec) e Rochel Montero Lago (UFMG, com apoio financeiro do INCT-Midas), compôs o simpósio "Eixos Mobilizadores da Química", sobre as perspectivas e desafios na área de química.

Outro ex-presidente da SBQ (2016-18), professor Aldo Zarbin (UFPR), participou da mesa-redonda "Grafeno: fatos e mitos".

A mesa-redonda sobre valoração da biodiversidade e bioprospecção teve sala lotada com pessoas sentadas no chão. Foram debatidos os gargalos, o financiamento à pesquisa, estratégias para inovação e patenteamento.

A SBQ também organizou o minicurso "Cromatografia líquida de alta eficiência", proferido pelo professor Alberto José Cavalheiro, da Unesp, que trouxe o desenvolvimento de metodologias para o setor produtivo e acadêmico.

E o presidente sucessor da SBQ, professor Romeu Cardozo Rocha Filho (UFSCar) coordenou um simpósio sobre a tabela periódica, e escreveu o seguinte relato para o Boletim SBQ:

A minha participação na SBPC, assim como as dos Profs. Norberto Lopes e Alberto Cavalheiro contou com apoio da FAPESP, via projeto geral da Profa. Vanderlan Bolzani, ex-presidente da SBQ, 2008-10. No meu caso se deu especificamente por meio da coordenação da mesa redonda "A TABELA PERIÓDICA FAZ 150 ANOS", que contou com a participação dos seguintes conferencistas: Carlos Alberto Lombardi Filgueiras (UFMG), ex-presidente da SBQ (1990-92), Alan Alves Brito (UFRGS) e Emico Okuno (USP). A sala esteve superlotada para ouvir as conferências: mais de 100 pessoas, diversas delas sentadas no chão. Estas conferências abordaram diferentes aspectos complementares sobre os elementos químicos e a tabela periódica. O Prof. Figueiras fez uma apresentação da evolução histórica da descoberta dos elementos químicos, que culminou com a propositura da tabela periódica por Mendeleiev. Encerrou sua apresentação discutindo um documento que permite inferir como D. Pedro II acompanhava muito de perto as descobertas de novos elementos que estavam ocorrendo ao final da década de 1870: anotações à mão, organizando propriedades etc., a partir da leitura de artigos em números recentes do periódico Comptes rendus de l'Académie des Sciences. O Prof. Brito fez uma apresentação sobre como os elementos químicos são criados nas estrelas, durante suas existências e seus colapsos finais. Já a Profa. Okuno apresentou diferentes usos de nuclídeos radioativos de alguns elementos, principalmente na Medicina. Ao final, em atenção aos estudantes e professores de Química presentes na plateia, eu chamei a atenção para as diferentes formas de apresentação da tabela periódica e para uma página web que as organiza: https://www.meta-synthesis.com/webbook/35_pt/pt_database.php

Também destaquei a página web do Ano Internacional da Tabela Periódica (www.iypt2019.org), com links para diversas outras páginas de interesse dos químicos, bem como dos educadores químicos.

Apesar do pouco tempo que participei da SBPC (somente um dia, a quarta-feira, dia 24), me chamou atenção a significativa presença de participantes. Durante a manhã, estive em uma palestra do Prof. Renato Janine Ribeiro, sobre a relação entre educação e economia de um país, que também contou com sala superlotada (muita gente no chão e muitos não conseguiram entrar). Mesmo durante o horário do almoço, as atividades de divulgação científica atraíam um bom público. A SBPC e a UFMS estão de parabéns pela excelente organização do evento.



Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299