.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1376

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



15/08/2019



Paraíba prepara VI Encontro de Química


Evento será focado na temática 'Química e meio-ambiente' e abrangerá workshops de ensino e pesquisa

Uma das menores secretarias regionais da SBQ, não por isso menos ativa, está em fase final de organização do seu encontro regional deste ano. Liderada pela Professora Kátia Messias Bichinho (UFPB), a regional da Paraíba realizará o VI Encontro de Química da UFPB com o tema "Química e meio ambiente: ciência e tecnologia a serviço da sustentabilidade", de 16 a 18 de outubro, em João Pessoa.

"Queremos destacar a importância do químico para a solução de questões ambientais na Paraíba, discutir os impactos da insuficiência dos serviços de esgotamento sanitário e o consequente aporte de contaminantes emergentes em nossas águas, entre outros assuntos, com o intuito de contribuir com as políticas públicas e ações eficazes para o meio-ambiente", afirma a professora. Admitida na UFPB em 2010, faz parte do Grupos de Pesquisas em Automação e Instrumentação em Química Analítica e Quimiometria, atualmente composto por sete professores que dividem a orientação de aproximadamente 50 alunos de iniciação científica a pós-doutorandos. Entre suas atividades docentes, dedicou-se à reativação da SBQ-PB em 2018, buscando a valorização e integração dos profissionais da Química e áreas afins, assim como o aumento do quadro de sócios. "Neste encontro, esperamos receber participantes de estados vizinhos como Rio Grande do Norte e Pernambuco, visando maior integração na região Nordeste, além de sensibilizar os químicos da Paraíba para a importância da integração com a SBQ", observa.

Registros dos dois últimos Encontros de Química da UFPB

O VI Encontro de Química abrangerá dois eventos paralelos: o II Workshop de Ensino em Química da UFPB e o I Workshop de Pesquisa em Química da UFPB. Ainda, haverá sessão de painéis para a divulgação científica nas áreas de Química Analítica e Ambiental, Química Inorgânica e Materiais, Química Orgânica, Físico-Química/Química Teórica e Computacional e Ensino de Química.

Também serão realizados sete minicursos, palestras sobre temas atuais como microplásticos e uma mesa redonda sobre questões ambientais da Paraíba com a presença de autoridades do Ministério Público Estadual de João Pessoa e do Tribunal de Contas do Estado.

A conferência de abertura do VI EQUPB intitulada "Desafios dos sistemas de tratamento de água e esgoto no Brasil: um olhar para os novos contaminantes" será realizada pela Professora Cassiana Carolina Montagner Raimundo (UNICAMP).

Leia texto escrito pela professora Kátia Messias Bichinho sobre o VI EQUPB:

Desde o ano de 2010, o Departamento de Química do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba vem promovendo um encontro científico em edições bienais. Inicialmente, o Encontro de Química foi organizado pela Professora Doutora Teresa Cristina Bezerra Saldanha para atender a uma demanda do projeto Instituto Nacional de Ciência e Tecnologias Analíticas Avançadas – INCTAA, financiado pelo CNPq e FAPESP, coordenado pelo Professor Doutor Célio Pasquini (UNICAMP), que visa promover o desenvolvimento de oficinas, eventos, palestras e minicursos voltados para a formação de recursos humanos em nível de graduação e de pós-graduação.

Com o passar dos anos, esses eventos foram exitosos e hoje o Encontro de Química da UFPB já está consolidado como uma importante atividade do Departamento de Química, não somente no âmbito da UFPB, mas do estado da Paraíba e da região Nordeste, tendo o privilégio de ter recebido, nas diferentes edições, a participação de estudantes e professores dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

Com isso, entre 2010 e 2017, anos em que aconteceram do I ao V Encontro de Química da UFPB, o número de participantes teve um aumento significativo, contando com mais de 400 pessoas em 2015. Bem, o nosso trabalho tem como objetivos principais contribuir para a qualificação na formação de recursos humanos na área de Química e afins através da disseminação e divulgação do ensino, ciência e tecnologia. Outro foco de ação tem sido o ensino médio através do incentivo à participação de professores, visando oportunidades de educação continuada. Também, buscamos abranger estudantes de cursos técnicos e tecnológicos. Por fim, o fortalecimento do programa de pós-graduação em Química da UFPB.

Nos últimos encontros foram abordados temas diversos e relevantes. O III EQUFPB foi realizado sob o tema: "Química para uma Paraíba melhor: responsabilidade com o progresso social" e, dentro de uma abordagem contemporânea inter e multidisciplinar, envolveu professores e pesquisadores convidados do Brasil, que proferiram palestras e minicursos sobre diferentes áreas de interesse para o ensino e a pesquisa em Química. A Química sem Fronteiras: da Universidade para a Sociedade foi o tema do IV Encontro de Química que aconteceu em 2015, o qual expressou a percepção que a sociedade demanda das instituições de ensino, que é a formação de profissionais competentes a propor soluções técnicas e tecnológicas para os diversos problemas sociais, econômicos e estruturais do país. O V Encontro de Química da UFPB versou sobre o tema "Formação dos profissionais de Química: novos desafios para novos tempos", com foco em uma formação acadêmico-profissional crítica, reflexiva e inovadora, uma vez que, no cenário atual, o profissional da Química se depara com um mercado de trabalho cada vez mais exigente em termos de eficiência, produtividade e competitividade.

No evento deste ano, sob coordenação da Professora Doutora Liliana de Fátima Bezerra Lira de Pontes, o tema é "Química e meio ambiente: ciência e tecnologia a serviço da sustentabilidade", que expressa a demanda social em relação às instituições de ensino superior no que se refere ao ensino, pesquisa e extensão universitária, visando conscientizar e sensibilizar os futuros profissionais sobre a necessidade de desenvolvimento econômico com responsabilidade social e ambiental. A formação acadêmica não pode se limitar à sala de aula, é preciso contemplar os aspectos que afetam a sociedade, como as questões ambientais. Isso amplia a capacidade de atuação profissional, visando corresponder às expectativas de um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico.

Ainda não satisfeitos com os resultados, nós, em parceria com o INCTAA/CNPq, realizamos o I Workshop de Ensino de Química da UFPB em 2018, trazendo temas voltados especificamente às novas metodologias de ensino, que precisam ser mais conhecidas, entendidas e aplicadas na qualificação da educação básica e superior. São exemplos os temas de inclusão de alunos portadores de deficiência visual no ensino de Química, a dinâmica das metodologias ativas e o uso de aplicativos para telefones celulares como estratégias didáticas. Houve apresentação de trabalhos pedagógicos realizados por professores do ensino médio e de licenciandos em Química. O evento foi exitoso, resultando em importante motivação e integração entre nossos estudantes e professores aqui do estado, com a valorização do Curso de Licenciatura em Química da UFPB. A motivação principal foi o histórico de ações do Departamento de Química no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica à Docência – PIBID/CAPES, que oferece bolsas aos estudantes de cursos de licenciatura plena para que exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas do ensino básico. O PIBID – Química atualmente possui 25 bolsistas que atuam nos Campi de João Pessoa e de Areia. Mais recentemente, a adesão ao Programa de Residência Pedagógica da CAPES, uma das importantes ações da Política Nacional de Formação de Professores, que visa manter os licenciados imersos em atividades nas escolas públicas a partir da segunda metade dos cursos de licenciatura.

Por esses motivos, o VI Encontro de Química abrangerá dois eventos paralelos: o II Workshop de Ensino em Química da UFPB e o I Workshop de Pesquisa em Química da UFPB. Ainda, haverá sessão de painéis para a divulgação científica nas áreas de Química Analítica e Ambiental, Química Inorgânica e Materiais, Físico-química e Química Computacional, Química Orgânica e Ensino de Química. Além disso, serão realizados sete minicursos, palestras sobre temas atuais como microplásticos e uma mesa redonda sobre questões ambientais da Paraíba, com a presença de autoridades do Ministério Público Estadual de João Pessoa e do Tribunal de Contas do Estado.

A programação completa do evento encontra-se disponível no site https://www.even3.com.br/6equfpb.

As inscrições ficarão abertas até o dia 16 de setembro de 2019, com desconto de 50 % para os sócios da SBQ e todas as atividades serão realizadas no Campus I da UFPB, localizado em João Pessoa, Paraíba.

Diferentes são os desafios encontrados para a organização do evento, ainda mais no contexto nacional atual, mas sempre contamos com o entusiasmo, disposição, dedicação e criatividade dos colegas professores que se dispõem a compor a comissão organizadora para que possamos ampliar as oportunidades em nível de graduação e de pós-graduação aos nossos estudantes, contribuindo com o desenvolvimento do estado da Paraíba através da formação de profissionais críticos e qualificados.

Atividades de ensino e pesquisa em Química desenvolvidas na Paraíba

Em uma visão geral as atividades educacionais desenvolvidas no estado da Paraíba são realizadas, essencialmente, em instituições estaduais e federais: Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, com seus campi distribuídos por todo o estado.

As atividades de ensino compreendem cursos em níveis técnicos, tecnológicos e superiores nas diferentes áreas de atuação dos profissionais da Química, entre os quais estão:

a) Técnico em Química
b) Técnico Sucroalcooleira
c) Tecnologia Sucroalcooleira
d) Tecnologia de Alimentos
e) Bacharelado Química Industrial
f) Licenciatura em Química
g) Bacharelado em Química
h) Engenharia Química
i) Engenharia de Alimentos
j) Engenharia de Materiais
k) Engenharia de Petróleo
l) Biotecnologia
m) Gestão Ambiental
No âmbito da Pós-graduação, existem programas de Química e áreas afins vinculados às instituições de ensino da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a seguir destacados;

a) Universidade Federal da Paraíba:
- Programa de Pós-graduação em Química (Conceito CAPES 5,0 – Mestrado e Doutorado).
- Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (Conceito Capes 4,0 – Mestrado e Doutorado).
- Programa de Pós-graduação em Engenharia Química
- Programa de Pós-graduação em Engenharia de Alimentos
- Programa de Pós-graduação em Biotecnologia

b) Universidade Estadual da Paraíba:
- Programa de Pós-graduação em Química (Conceito CAPES 3,0 – M)
- Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (Conceito CAPES 4,0 – Mestrado e Doutorado)

c) Universidade Federal de Campina Grande:
- Programa de Pós-graduação em Engenharia Química (Conceito Capes 3,0 – Mestrado e Doutorado).
- Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (Conceito Capes 5,0 – Mestrado e Doutorado).


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299