.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1380

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



12/09/2019



Química e blues se encontram em Caxias do Sul


Encontro Regional da SBQ Sul terá mescla de pesquisadores jovens e seniores

O blues é um estilo musical criado pelos escravos nos Estados Unidos que tem em comum com a Química o conhecimento capaz de transformar. Enquanto a química transforma as coisas do planeta (petróleo, minérios, vegetais e até o lixo) em tudo o que usamos, o blues transforma as agruras e sofrimentos em sentimentos que animam e fortalecem.

Blues e Química terão um encontro oportuno em Caxias do Sul (RS), onde será realizado, de 20 a 22 de novembro, o 26º Encontro Regional de Química SBQ SUL, e, de 21 a 23 de novembro, o Mississippi Delta Blues Festival, que reúne feras internacionais e brasileiras do estilo.

Comissão organizadora local da SBQ Sul: Thiago Barcellos, Janaína da Silva Crespo, Rejane Rech, Maria Aliche R. Pacheco, Janete Zorzi, Roselaine Cristina Mignoni, Marcelo Giovanela, Venina dos Santos e Sidnei Moura e Silva.

"Químicos costumam ser mais ágeis do que músicos para reservar a hospedagem, então acredito que não teremos problemas", afirma o Professor Hugo Braibante (UFSM), secretário regional da SBQ Sul, que espera um público em torno de 500 pessoas, sendo aproximadamente 65% alunos de graduação.

A programação do Festival de Blues ainda não é conhecida, mas a do SBQ Sul está pronta, com uma mescla de conferências de pesquisadores jovens e seniores. O tema do Encontro, que terá também oito minicursos e um workshop focado em Educação é "Átomos, moléculas, descobertas, desafios, o nosso futuro...", uma celebração aos 150 anos da tabela periódica. "A programação deste ano está riquíssima. Além das palestras com pesquisadores atuantes e renomados uma novidade desta edição é a composição de uma mesa redonda para o debate sobre o empreendedorismo em química", complementa o professor Thiago Barcellos da Silva (UCS), coordenador da comissão organizadora do evento. Ele conta que já há inscrições feitas por químicos de estados distantes como RJ, SP, ES e PA. "Ficamos extremamente felizes com a abrangência nacional do evento."

As inscrições para os trabalhos estão abertas até 28 de setembro, com preços especiais para sócios da SBQ. Para o graduando sócio, a inscrição custa R$ 100, para o não-sócio, R$ 150. "Vamos premiar os melhores trabalhos em pôsteres com a renovação da anuidade e a inscrição para a RASBQ 2020", afirma Braibante.

Saiba mais: https://www.sbqsul2019.com.br/


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299