.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1384

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



03/10/2019



JBCS lança edição especial em homenagem às mulheres


Grande adesão e qualidade dos trabalhos permitiram número com três fascículos, com trabalhos de pesquisadoras de todas as regiões do País

Foi lançada semana passada a edição comemorativa de 30 anos do Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS), a primeira revista científica da SBQ a publicar artigos somente em inglês, hoje no estrato A2 do Qualis Química da CAPES. A edição traz apenas trabalhos que têm mulheres como responsáveis principais (autoras de correspondência), e faz parte de uma estratégia definida na criação do Núcleo de Mulheres SBQ, que tem o objetivo de dar mais visibilidade ao trabalho das pesquisadoras no Brasil.

"Quando começamos a planejar as atividades de comemoração dos 30 anos, decidimos homenagear as mulheres que contribuíram e contribuem decisivamente com a Química", conta o professor Paulo Cezar Vieira (FCFRP-USP), editor-coordenador da publicação. "Fizemos chamadas grandes e convidamos 198 pesquisadoras, todas bolsistas de produtividade do CNPq."

Professora Jaisa Soares (UFPR), editora do JBCS: "Temos uma empatia muito grande com as colegas autoras, pois conhecemos as dificuldades enfrentadas pelas mulheres cientistas no Brasil e no mundo, e a garra com que estas dificuldades são vencidas."

fDos 77 trabalhos submetidos, 64 foram aprovados para publicação – uma edição normal do JBCS publica em média 22 trabalhos. "A ideia era lançarmos um fascículo e lançamos três, e isso nos deu muita alegria", assinala a professora Jaísa F. Soares (UFPR), que compartilhou a responsabilidade pela editoria desta edição com a professora Maria D. Vargas (UFF). O trabalho contou com a colaboração de todos os demais editores do JBCS, e também com a contribuição eficiente das profissionais do Editorial Office.

"Temos uma empatia muito grande com as colegas autoras, pois conhecemos as dificuldades enfrentadas pelas mulheres cientistas no Brasil e no mundo, e a garra com que estas dificuldades são vencidas. Por isso esse trabalho foi muito gratificante", explica Jaísa. "A proposta desta edição especial foi muito bem recebida pelas pesquisadoras convidadas".

Os três fascículos trazem trabalhos de pesquisadoras das cinco regiões do País e das quatro grandes áreas da química, com uma ligeira prevalência da Química Orgânica, que representa 28% da edição (Inorgânica, 27%, Analítica 25% e Físico-Química 20%).

Leia a edição especial de 30 anos do JBCS: http://jbcs.sbq.org.br/


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299