.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1384

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



10/10/2019



SBQ RJ prorroga inscrições até 21 de outubro


Encontro regional será realizado no início de dezembro e terá conferência de abertura feita pela professora Rossimiriam Freitas

Interessados em inscrever seus trabalhos para o XVII Encontro Regional a SBQ-RJ têm até o dia 21 de outubro. Sócios da SBQ têm preços especiais para o evento que será realizado de 2 a 5 de dezembro, no Centro Cultural Professor Horácio Macedo, na UFRJ.

A palestra de abertura será proferida pela professora Rossimiriam P. Freitas (UFMG), vice-presidente da SBQ, que falará sobre sua pesquisa em síntese orgânica nos últimos dez anos, e a importância da SBQ e das mulheres para a química. "Fiquei muito feliz com o convite. É um dos encontros regionais mais tradicionais e exitosos da nossa Sociedade. Proferir a palestra de abertura, dentro de uma universidade pública, em um momento tão delicado para todos, é uma grande responsabilidade e uma excelente oportunidade de promover o prestígio da ciência, papel essencial da SBQ no País", declara.

A programação segue a mesma divisão de sub-áreas da química utilizada pela SBQ na Reunião Anual. Segundo a professora Sabrina Baptista Ferreira (UFRJ), secretária regional da SBQ-RJ, a ideia dos organizadores foi mesclar trabalhos de pesquisadores das oito instituições de ensino superior do estado.

Professora Sabrina Baptista Ferreira (UFRJ), secretária regional da SBQ-RJ: "Parceria com coordenadores do Profqui, PEqui e da Licenciatura em Química da UFRJ vai permitir trazer a atividade de extensão para o evento com uma mostra de produtos gerados pelos alunos e professores desses programas para alunos de escolas do ensino médio."

Uma das grandes novidades dessa edição é a parceria realizada com os coordenadores do Profiqui, do PEQui e do curso de Licenciatura em Química da UFRJ. "Com isso estaremos trazendo a atividade de extensão para o evento com uma mostra de produtos gerados pelos alunos e professores desses programas para alunos de escolas do ensino médio", assinala Sabrina. "Esse tipo de ação é de grande importância para divulgação científica e mostrar para os jovens o quão importante é a ciência para o desenvolvimento de um país e o quanto ela está inserida no nosso dia a dia."

O Encontro terá 22 conferências, oito sessões coordenadas e uma mesa-redonda sobre o modelo de avaliação das agências de fomento e três mini-cursos, além da tradicional sessão de apresentação de trabalhos em formato pôster. A expectativa é repetir o público de 600 participantes verificado em 2017 – o Encontro é bienal.

"Os Encontros Regionais de Química da SBQ-Rio são o principal evento científico periódico da área de Química no Estado do Rio de Janeiro e, têm por finalidade, a disseminação do conhecimento na comunidade científica fluminense na área de Química, sendo de suma importância para a formação dos estudantes da área, para apresentação de trabalhos científicos e integração com os profissionais das diferentes instituições e regiões do estado", declara a professora Sabrina.

Ela conta que os organizadores têm que contar basicamente com o caixa da SBQ-RJ para toda a realização do evento. "Ganhamos um edital de eventos do CNPq, mas depois ele foi suspenso. Temos um projeto aprovado pela FAPERJ, mas ainda não recebemos. Então estamos organizando este evento com um orçamento bem apertado", explica a secretária regional da SBQ-RJ.

Inscreva-se: https://sbqrj.com.br/


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299