.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1387

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



31/10/2019



História da Química, por Juergen Heinrich Maar


Os dois volumes do livro "História da Química" (volume I, "Dos Primórdios a Lavoisier", 2008, 2ª ed. esgotada, 946 páginas, ISBN 978-85-60826-26-1, e volume II, "De Lavoisier ao Sistema Periódico", 2011, 1182 páginas, ISBN 978-85-7291-159-7), foram reimpressos em setembro de 2019. A reimpressão é alusiva ao Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos e patrocinada por uma empresa química de São Paulo (Quimlab), e conta com o apoio da UNESCO e da IUPAC. Os livros serão distribuídos pela empresa no Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique.

Sinopse
Esta é uma História da Química inteligível não apenas para químicos. Concebeu-se esta História da Química como parte integrante da História da Ciência como um todo, integrando esta por sua vez à história cultural da Humanidade.

Deixando deliberadamente de lado a visão internalista (que só químicos entenderiam) e a visão externalista (que muito provavelmente não seria atraente para os químicos), trilhou-se um caminho intermediário, e muito embora o autor não abra mão de expor, sempre que o julgasse necessário, sua visão pessoal sobre determinado assunto, isto foi feito sem impor à redação do livro uma filosofia, uma ideologia ou uma concepção de Ciência da qual o leitor deva compartilhar. Em assim fazendo, o autor deixa clara a sua posição frente a temas como a Alquimia, o Flogístico, a Afinidade, a Revolução Química, e muitos outros, sem querer romper com a historiografia corrente, que de certa forma reflete nosso tempo, mas suscitando a discussão, o debate, a controvérsia e com isso o enriquecimento da visão que temos de tais assuntos.

Espera o autor ter mostrado que a Química vai além dos tubos de ensaio e dos equipamentos complicados, tendo seu lado humanístico e cultural, entendendo-se Humanismo e Cultura da forma mais ampla possível.

A cultura de um povo é uma combinação de sua cultura literária, artística, humanística e científica, desejando-se que esta História da química, da maneira como foi estruturada, possa contribuir para interagir à nossa cultura a cultura científica, pois ao contrário de Letras, Artes e Humanidades, a Ciência nos faz falta na América Latina.

Sobre o Autor
Juergen Heinrich Maar nasceu em 1942, em Blumenau, SC. Graduou-se em Química pela UFRGS. Lecionou por dois anos na FURB, em Blumenau. Cursou mestrado em Química Orgânica na UNICAMP, onde também trabalhou.

Desde 1976 foi professor do Departamento de Química da UFSC, dedicando-se sobretudo ao ensino, lecionando Química Orgânica e Evolução da Química, e traduzindo diversos livros de uso no ensino Superior de Química.

Foi por doze anos Coordenador do Curso de Graduação em Química e pertenceu ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, de 1994, até aposentar-se em 1996. Desde então se dedica com mais afinco à História da Química e da Ciência.

A primeira parte da "História da Química", publicada inicialmente em 1999 como "Pequena História da Química", conheceu uma 2ª edição ampliada e revista em 2008.

O autor publicou em 2000 um volume de poesia, "Os Poemas Domésticos" e traduziu em 2004 a peça "Oxigênio", de Carl Djerassi e Roald Hoffmann.

Mais informações


Fonte: Juergen Heinrich Maar (aposentado, UFSC)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299