.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1388

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



07/11/2019



Iniciativas com a Tabela Periódica ajudam no ensino e na divulgação científica


SBQ lança tabela para download; UFSCar cria área de exposição permanente que será usada (também) para visitação de escolas

No Ano Internacional da Tabela Periódica – AITP, o sistema classificatório criado por Dimitri Mendeleiev há 150 anos tem sido multiplicado de diversas formas como parte das celebrações que ocorrem em todos os continentes. No Brasil, diversas iniciativas têm sido tomadas para popularizar a tabela periódica e ao mesmo tempo, demonstrar ao público leigo a importância da pesquisa científica.

A partir de hoje, como parte das comemorações do AITP, a SBQ passa a disponibilizar em seu site uma versão específica da tabela periódica em pdf, que qualquer pessoa pode baixar e usar nos estudos. Com isso, a SBQ atende um anseio de alunos e professores por uma tabela periódica gratuita, atual e confiável. A tabela está sendo disponibilizada em alta resolução, de modo que os interessados podem imprimi-la no formato que desejarem, com o compromisso de não alterar em nada o seu conteúdo.

Na UFSCar, foi criado o espaço permanente Patamar Tabela Periódica que apresenta a Tabela em dois formatos: o convencional, mas com 32 colunas, e o espiral, em que cada volta corresponde a um período da tabela convencional e o número de prótons cresce continuamente (o que também ocorre na Tabela com 32 colunas).

No Patamar Tabela Periódica, a iluminação foi especialmente projetada para a melhor visão das tabelas.


Na tabela em espiral, cada volta corresponde a um período da tabela convencional e o número de prótons cresce continuamente

O Patamar fica na entrada do Departamento de Química e poderá ser utilizado pelas escolas da região para visitas. "Fizemos um espaço parecendo um museu: a iluminação é especial, projetada para que as pessoas possam ver as tabelas sem distorção das cores", descreve o professor Romeu C. Rocha-Filho (UFSCar, presidente sucessor da SBQ), idealizador do espaço.

"Conheci o formato em espiral em meados da década de 1970, quando ainda era estudante, na revista Chemistry, que era editada pela American Chemical Society. Eles diziam que enviariam exemplares da tabela a quem quisesse receber, e eu pedi", conta Rocha-Filho, que mantém a tabela recebida na época em seu escritório ainda hoje. "No primeiro semestre deste ano, ao falar sobre a tabela periódica com estudantes ingressantes no curso de Química, me ocorreu que uma versão grandiosa da tabela em espiral poderia ser uma maneira interessante do DQ participar das comemorações do Ano Internacional. Naquele momento o Patamar Tabela Periódica começou a nascer. Depois, vi que, em 2016, o artista Jeremy Sachs havia feito uma reprodução digital da tabela original, o que facilitou muito as coisas", declarou ao Portal UFSCar. (link abaixo)

Em sua visão, a iniciativa de criar o Patamar faz parte de um objetivo maior: "A sociedade precisa ter mais conhecimento científico. Temos que mostrar para as pessoas que a qualidade de vida decorre dos avanços da ciência. O Patamar é uma maneira de atrair as pessoas para a ciência", assinala.

A questão do sarampo é um exemplo de como a falta de conhecimento científico traz prejuízos à sociedade, podendo até matar. Nos últimos anos grupos que pregam a não-vacinação, com base em argumentos não-científicos, ganharam poder de comunicação nas redes sociais. Resultado? Um surto mundial segundo a Organização Mundial da Saúde: as ocorrências triplicaram no primeiro semestre de 2019 em comparação a 2018. Uma pesquisa na categoria "notícias" do Google revela que diversas regiões brasileiras estão com casos de sarampo extremamente altos – uma doença que não era registrada em casos autóctones no Brasil desde 2000.

"À medida que você tem cidadãos com formação científica melhor, vão entender melhor o seu entorno, vão poder debater as políticas públicas, entender melhor as questões de saúde que lhe afetam, por exemplo vacinação", avalia o Professor. "A ciência alimenta a tecnologia, e a tecnologia alimenta a ciência, propiciando novos avanços."

Link para download da tabela SBQ

Saiba mais - Portal UFSCAR sobre o Patamar Tabela Periódica:
https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=12170


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299