.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1389

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



14/11/2019



SBQ Acelera: pesquisadores entram na reta final


Workshop preparou os participantes finalistas para a modelagem de seus negócios, que devem ser apresentados à banca em dezembro

Todo químico entende o que é modelagem molecular – muitos são especializados nessa área da química teórica e computacional – mas a expressão "modelagem de negócios", típica do universo do empreendedorismo e startups, foi a novidade que as equipes de pesquisadores vivenciaram ao participar da segunda rodada de capacitação do SBQ Acelera, realizada semana passada em São Paulo.

O programa tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo na química, e é realizado pela SBQ em parceria com o INCT Midas e a Wylinka, com o patrocínio das empresas Oxiteno e Rhodia-Solvay.

Os cinco grupos finalistas tiveram dois dias de imersão, com momentos teóricos e práticos, sobre como transformar seus projetos de pesquisa em um negócio. "O objetivo desta fase é que eles entendam como a solução que estão desenvolvendo atende o mercado, estruturem a estratégia de utilização da propriedade intelectual – transferência de tecnologia ou abertura de uma empresa – e como vão apresentar o negócio aos investidores e potenciais clientes", explica Jéssica Carvalho, do INCT Midas, coordenadora do SBQ Acelera.

Finalistas e monitores da segunda rodada de capacitação do SBQ Acelera: "É uma experiência que nos proporciona muito aprendizado", Raquel Alves (UFSJ)

"É uma experiência que nos proporciona muito aprendizado", afirma a pesquisadora Raquel Alves (UFSJ). "Estou muito feliz de estar na segunda etapa, e cheia de expectativas para desenvolver o nosso modelo de negócio ideal."

Agora as equipes de pesquisadores terão quatro semanas para validar a solução que discutiram neste workshop e preparar o chamado "MVP", produto mínimo viável, uma espécie de protótipo ou produto-piloto, além da apresentação final.

Na semana do dia 10 de dezembro os pesquisadores apresentarão os projetos de forma robusta para a banca, composta de representantes da SBQ, do INCT Midas, Wylinka, Oxiteno e Rhodia-Solvay, "Vamos também convidar um representante do Sebrae para ajudar a eleger os três melhores projetos", declara Jéssica.

Os organizadores do SBQ Acelera já estão conversando com potenciais patrocinadores para possibilitar a realização da segunda edição do programa, prevista para 2020.

Conheça os projetos finalistas do primeiro SBQ Acelera:

Nanocarbon – Líder: Carolina Jauris
Solução de filtragem de água a partir de nanopartículas de carbono com o objetivo de eliminar substâncias tóxicas provenientes de resíduos de medicamentos, drogas, agrotóxicos entre outros componentes encontrados nos sistemas de abastecimento de água.

Inofarm – Líder: Ádley Lima
Solução para a indústria cosmética a partir de uma fórmula inovadora de ácido ferúlico que permite aumentar a eficácia e a durabilidade de produtos anti-idade.

Agri4 Solutions – Líder: Leonardo Fraceto

Solução em nano partículas para o setor agrícola que permite a liberação controlada de defensivos com o objetivo de aumentar a produtividade/área de culturas como milho e a soja, diminuir os danos ao meio ambiente e aumentar a segurança dos trabalhadores rurais.

mAgiCare – Líder: André Galembeck

Solução a base de nanopartículas de prata para o tratamento de cáries que elimina o uso da broca, permitindo processos mais ágeis e eficientes para os dentistas e indolores para os pacientes.

CuraCicatri – Líder: Raquel Alves
Solução para processos de cicatrização com nanopartículas de ouro, que permite a regeneração da pele sem perda estética e funcional, podendo já ser aplicado em feridas abertas e reduzindo o tempo de tratamento.


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299