.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1391

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



28/11/2019



Exemplo e incentivo a jovens pesquisadores


Iniciativa da SBQ divulga oportunidades para pós-graduandos e cientistas em início de carreira

Nos 15 minutos a pé que separam seu apartamento do laboratório, a farmacêutica Paula Bueno aproveita para apreciar a paisagem e organizar as ideias. Seus dias são sempre intensos em torno da metabolômica e melhoramento de plantas, tema de seu pós-doc no Instituto Max Planck. E as ruas de Potsdam, cidade que guarda o antigo palácio de verão de Frederico, O Grande, Rei da Prússia, são muito inspiradoras.

Quatro anos depois de concluído seu doutorado na Unesp, Paula está na instituição dos seus sonhos. Como qualquer outro jovem cientista, ela enfrentou desafios e passou incontáveis horas concentrada em seus estudos. "É preciso trabalhar muito, observar muito e buscar os melhores supervisores. A gente tem várias oportunidades para desistir", reflete.

Além da pesquisa, em que interage basicamente com pesquisadores estrangeiros de diversas nacionalidades, Paula coordena o Jovens Pesquisadores SBQ, inciativa que tem a missão de promover a representatividade de jovens pesquisadores na comunidade científica Brasileira e internacional, através da comunicação, colaboração, educação e networking. Com o objetivo de ajudar a abrir horizontes para pós-graduandos e jovens doutores, uma das atividades da JP-SBQ é a divulgação sistemática de oportunidades de trabalho e de bolsas no Brasil e no exterior.

"Queremos promover networking. Assim, uma das nossas atividades é procurar estreitar contato com organismos nacionais e internacionais que fomentam a pesquisa de modo que nossos colegas tenham acesso a esse tipo de informação."

É uma maneira prática que Paula encontrou para facilitar as condições para que outros sigam seu exemplo. Quase que diariamente ela se reúne por teleconferência com as colegas Marilia Valli, (IFSC-USP), Eduarda Moreira (FCFRP-USP) e Helena Russo (Unesp-Araraquara).

Juntas, elas planejam e executam as atividades do Jovens Pesquisadores SBQ.

Da esquerda: Helena M. Russo (Financeiro), Marilia Valli (Vice-Coordenação e Networking), Paula Bueno (Coordenação), Eduarda A. Moreira (Comunicação e Mídias Sociais), a equipe do Jovens Pesquisadores SBQ

"Trabalhei em excelentes grupos de pesquisa no Brasil e esta é a minha terceira experiência internacional. Gostaria que mais pessoas tivessem acesso a essas oportunidades. Em países como o nosso, melhores condições de vida e de sociedade só é possível por meio do contínuo investimento em educação, ciência básica e aplicada e no desenvolvimento de profissionais de conhecimento especializado e multidisciplinar. Muitas vezes reclamamos que o cenário nao está bom, mas não devemos esperar as coisas acontecerem. Não adianta ter a percepção e não fazer nada", complementa.

O Jovens Pesquisadores SBQ tem perfis no Facebook, Linkedin e Twitter:
https://www.facebook.com/jpsbq/
https://www.linkedin.com/company/jpsbq/
https://twitter.com/jpsbq

Neles você pode acompanhar postagens sobre eventos, concursos, oportunidades de mestrado, doutorado, pós-doc ou outros tipos de projeto, no Brasil e no exterior. "Mas não queremos ser uma agência de emprego, queremos fomentar a comunicação e esta é apenas uma das nossas atividades. Também postamos dicas sobre como buscar boas oportunidades e bolsas, como escrever e inscrever projetos e outros tópicos relevantes. Temos uma equipe que nos ajuda a prospectar as mais variadas oportunidades, no entanto, precisamos que todos contribuam nos enviando informações que sejam relevantes. Precisamos também do apoio e suporte de empresas, universidades, pesquisadores, institutos de pesquisa", observa Paula Bueno.

No Facebook, as postagens são em português, mas nas outras plataformas, em inglês. "Estamos começando um trabalho que vem crescendo organicamente", afirma Eduarda Antunes Moreira, doutoranda no NPPNS, Núcleo de Pesquisa em Produtos Naturais e Sintéticos da FCFRP-USP), responsável pela gestão das mídias sociais do Jovens. "Por enquanto o Facebook é o carro-chefe, mas acredito que o Linkedin também deve ganhar relevância, dada a natureza das postagens."

Além das mídias sociais, o Jovens Pesquisadores SBQ realiza anualmente um workshop durante a RASBQ. Para 2020, em Maceió, o tema será "Valorização da Ciência e Comunicação com a Sociedade". Durante o workshop, a diretoria atual espera que novos jovens pesquisadores estejam presentes e dispostos a contribuir pelo fortalecimento na Química no Brasil.

Participe!


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299