.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1392

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



05/12/2019



SBQ Sul: ciência de qualidade e defesa da pesquisa


Encontro regional reuniu mais de 500 químicos em Caxias do Sul; abertura foi marcada pela enfática defesa do ambiente universitário

O 26º Encontro de Química da Região Sul foi realizado em Caxias do Sul-RS, entre 20 e 22 de novembro, com mais de 534 participantes, sendo 58% de estudantes de graduação, 23% estudantes de pós-graduação e 17% de Professores e pesquisadores. Além da presença majoritária dos participantes dos três estados do sul, o evento reuniu pesquisadores e estudantes dos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pará.

Participantes reunidos ao final do SBQ-Sul 2019

Presidente da SBQ, professor Norberto Peporine Lopes

Coordenador do SBQ-Sul, professor Thiago Barcellos

Sessão de pôsteres, que teve 357 trabalhos apresentados

O evento, realizado na Universidade de Caxias do Sul foi marcado pela firme defesa do ambiente universitário e da ciência, enfatizado nos discursos da cerimônia de abertura. "Precisamos manifestar enfaticamente a defesa da ciência e dos ambientes universitários como locais de pensamento crítico, geração de conhecimento e inovação", afirma o professor Thiago Barcellos (UCS), coordenador-geral do evento.

O presidente da SBQ, professor Norberto Peporine Lopes (FCFRP-USP) destacou como foi gratificante a presença de tantos jovens, o interesse deles pela ciência e a importância da atuação destes jovens na renovação dos quadros da SBQ. "Vendo esse público, constato que estamos no caminho certo", declarou ao Boletim SBQ.

Além de Peporine, a cerimônia contou com a presença do reitor da UCS, Prof. Evaldo Antônio Kuiawa, da diretora da área do conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias, Profa. Neide Pessin, do secretário regional da SBQ-RS, Prof. Hugo Tubal Schmitz Braibante, do secretário regional da SBQ-PR, Prof. Luiz Henrique Dall´Antonia e do secretário regional da SBQ-SC, Prof. Paulo Cesar de Jesus.

O evento apresentou como lema: Átomos, moléculas, descobertas, desafios, o nosso futuro… simbolizando a importância da química nas descobertas científicas ao longo dos anos, e celebrando a Tabela Periódica, um dos ícones mais populares do conhecimento científico.

"O conhecimento é a força motriz para o desenvolvimento de uma sociedade, e quanto mais nos desenvolvemos, mais os desafios surgem. A Química se apresenta como ciência central e possui o papel fundamental para superar estes desafios, constantemente buscando o desenvolvimento de novas tecnologias", reflete Barcellos.

Depois dos discursos de abertura os participantes aplaudiram de pé a apresentação do Coro do Moinho Juvenil - UCS. A conferência de abertura foi proferida pelo Prof. Aldo Zarbin (UFPR), ex-presidente da SBQ, "As revolucionárias nanoestruturas do carbono", que iniciou a sua fala celebrando a ciência e a arte. "As ciências e a arte bebem da mesma fonte. Seus objetivos são a libertação de preconceitos, libertação de ideias pré-concebidas, libertação e amarras. Talvez por isso as ciências e as artes incomodam tanto pessoas com mentes tacanhas", pontuou.

Nos três dias de evento foram realizados 9 minicursos, 10 palestras com pesquisadores convidados, 2 palestras técnicas, e 40 trabalhos selecionados para as sessões coordenadas em estudantes de graduação e pós-graduação apresentaram os seus projetos de pesquisa. Uma novidade nesta edição, foi a realização de miniconferências proferidas por jovens pesquisadores, como abertura das sessões coordenadas. Foram apresentados 357 trabalhos nas duas sessões de painéis. O próximo SBQ-Sul será na Univale, em Itajaí-SC de 18 a 20 de novembro de 2020.


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299