.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1394

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



19/12/2019



Prêmio ABRAFATI reconhece autores de três estudos inovadores


No último dia 10 de dezembro, os autores de três estudos de alto nível técnico receberam o Prêmio ABRAFATI de Ciência em Tintas. Os trabalhos vencedores foram escolhidos por uma Comissão Julgadora formada por especialistas do setor de tintas, com base na sua relevância e originalidade. O primeiro lugar foi conquistado por Manuel Julimar Lopes, da Lopes Química, que mostrou ser um pesquisador incansável, sempre desenvolvendo novos estudos: desde 2002, já foi reconhecido seis vezes nessa premiação. O trabalho que apresentou, com um enfoque inovador, intitula-se "Tinta nanotecnológica com marcadores para rastrear lotes de explosivos após sua detonação. Uma ferramenta para a Polícia Federal".

Em 2º lugar, ficaram duas pesquisadoras, Alana Alves Rodrigues e Milena Galdino Teixeira, e seu orientador, professor doutor Marcio José da Silva, todos eles ligados à Universidade Federal de Viçosa. O trabalho reconhecido foi "Processo altamente eficiente de produção do Solketal a partir do bioglicerol usando catalisadores sais de heteropoliácidos: um eficiente método de síntese de um agente de coalescência alternativo e de origem renovável".

Já a 3ª colocação foi obtida por Suelen Rodrigues Müller, mestre em Engenharia dos Materiais e Processos Sustentáveis pela Universidade Luterana do Brasil e formuladora na Tintas Killing, e sua orientadora, a professora doutora Ester Schmidt Rieder, da mesma universidade. O título do trabalho que apresentaram é "Inserção de nanopartículas de óxido de zinco em revestimentos alquídicos base água para proteção de aço carbono".

Foi a vigésima edição do prêmio, que há mais de 30 anos vem representando uma contribuição essencial para o desenvolvimento tecnológico e a inovação na cadeia de tintas. Desde 1987, cerca de 100 pesquisadores, de universidades, centros de pesquisa e empresas, foram reconhecidos, por trabalhos que resultaram em aprimoramentos significativos em processos, desenvolvimento de produtos e matérias-primas, avanços no campo ambiental e outros aspectos, além de, muitas vezes, terem dado origem a estudos mais aprofundados.


Fonte: Fabio Humberg (ABRAFATI)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299