.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1394

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



19/12/2019



SBQ-RJ encerra encontros regionais de 2019


Evento reuniu 570 participantes e deve impulsionar o quadro associativo no estado

O XVII Encontro Regional da SBQ-RJ foi realizado de 2 a 5 de dezembro na UFRJ, com a presença de 570 pesquisadores, professores e estudantes de química e áreas afins. Assim como nos demais eventos regionais da SBQ deste ano, a tônica, tanto na abertura, quanto no encerramento, foi uma defesa da universidade e da pesquisa científica no País. "O ambiente universitário tem sido duramente atacado nos últimos anos, sobretudo em 2019. Estamos alertas e mobilizados", declara a professora Sabrina Baptista Ferreira (UFRJ), secretária-regional da SBQ-RJ e organizadora do evento.

XVII Encontro Regional da SBQ-RJ reuniu mais de 700 pessoas entre químicos e estudantes do ensino médio, que realizaram oficina de experimentos como a produção de sacolé no nitrogênio líquido.


A conferência de abertura foi feita pela professora Rossimiriam P. Freitas (UFMG), vice-presidente da SBQ, com o tema "Formando ligações covalentes e interCiências: novas moléculas, diferentes aplicações", que mostrou a integração da química com áreas correlatas em seu trabalho no Labsinto, Laboratório de Síntese Orgânica. "No final da minha palestra falei sobre a importância dos químicos se associarem à SBQ, sobretudo nestes tempos sombrios para a educação e a ciência no Brasil", destacou Rossimiriam ao Boletim SBQ.

O Encontro teve 421 trabalhos apresentados em formato pôster, 40 trabalhos apresentados em sessões coordenadas, uma mesa-redonda sobre o modelo de avaliação das agências de fomento, três minicursos e 11 sessões temáticas.

A sessão temática sobre Ensino de Química contou com a participação de 158 alunos do ensino médio de quatro escolas públicas do Rio. Os estudantes assistiram a uma palestra com o professor Leonardo Moreira (UFRJ) sobre o ensino de química no estado, e participaram de uma oficina de experimentos, como fazer sacolé no nitrogênio líquido.

"Ainda nessa sessão tivemos uma mostra de produtos para o ensino de química (PEQui – ProfQui e Licenciatura em Química da UFRJ) e uma ação de extensão intitulada "Ensino de Química: Formas de interação dialógica entre estudantes do IQ, PEQUI, PROFIQUI e professores e alunos do ensino médio", completa a professora Sabrina. "Esse tipo de ação é muito importante para divulgarmos para o público externo o que fazemos dentro da universidade."

O evento teve também duas sessões de premiação. Foram entregues três medalhas Walter Mors (para pesquisadores já estabelecidos em suas carreiras, e que tenham prestado elevada contribuição para a química no Estado do Rio de Janeiro), para Cláudia Moraes de Rezende (IQ-UFRJ), Lídia Moreira Lima (ICB-UFRJ) e Ricardo Jorgensen Cassella (IQ-UFF). E três medalhas Jovem Pesquisador (concedida a pesquisadores em uma forma de homenagem pela sua contribuição crescente para a química no Estado do Rio de Janeiro) para Djenne Buarque Müller (PUC-RJ), David Rodrigues da Rocha (IQ-UFF) e Ivana Correa Ramos Leal (Faculdade de Farmácia – UFRJ).

Um detalhe curioso deste evento é a grande maioria dos participantes ainda não é associada à SBQ, mas demonstrou grande interesse em participar. "Foi uma surpresa para nós organizadores encontrar tantos jovens com disposição em participar da SBQ. Por uma demanda deles, criamos durante o evento o perfil de Instagram da SBQ-RJ, já que tínhamos apenas o Facebook, e aparentemente os jovens já preferem a outra plataforma", descreve a professora Sabrina. "Estamos em contato com esses estudantes e vamos nos empenhar para que eles se associem à SBQ, que conta hoje com 244 sócios efetivos e 59 colaboradores."


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299