.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1396

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



16/01/2020



SBQ Acelera faz encerramento com Demo Day e deixa portas abertas


Equipes finalistas foram treinadas para apresentar seus projetos ao público em geral e a potenciais investidores

A equipe CuraCicatri foi a primeira colocada do primeiro SBQ Acelera, programa de incentivo ao empreendedorismo da SBQ com o INCT Midas e a Wylinka, e o patrocínio da Rhodia-Solvay e da Oxiteno, que teve seu terceiro workshop e o Demo Day realizados em dezembro, no Parque Tecnológico de Belo Horizonte.

O propósito do SBQ Acelera é aproximar a pesquisa desenvolvida nas universidades do mercado. No último workshop do curso, as equipes foram treinadas para o chamado "pitch", a ação de apresentar o projeto a potenciais investidores ou outros interessados.

"As equipes foram treinadas para uma comunicação objetiva, clara e efetiva sobre seus projetos, para que conseguissem apresentar ao público e à banca tudo que foi trabalhado durante o programa", explica Jéssica Carvalho, do INCT Midas, coordenadora do SBQ Acelera. "Isso envolve planejamento do conteúdo da apresentação, aspectos visuais dos slides, postura no palco e cadência na fala".

Equipes de pesquisadores, avaliadores e organizadores do primeiro SBQ Acelera. Para Jéssica Carvalho (segunda à direita), "o programa rendeu excelentes frutos – tecnologias muito interessantes"

A banca avaliadora foi formada por Alessandro Rizzato, gerente de relações externas da Rhodia Solvay; Joel Passos, pesquisador e empreendedor; Juliana Saliba, start-up Hunter na Biotechtown, Túlio Ceretta Zozolotto, gestor de inovação da Oxiteno. "Agora as equipes finalistas permanecem em contato com os patrocinadores e outros convidados do Demo Day, com portas abertas para eventuais oportunidades de negócio", afirma Jéssica.

A CuraCicatri é liderada por Raquel Alves Costa, do Grupo Laboratório de Biologia da Regeneração e Nanomateriais (LABREN), da UFSJ. A equipe desenvolveu um biogel de colágeno para processos de cicatrização com nanopartículas de ouro, que permite o reparo da pele sem perda estética e melhora funcional, podendo já ser aplicado em feridas abertas e reduzindo o tempo de tratamento.

"Eu nunca havia participado de um evento de aceleração de start-ups, e não imaginava como seria", relata Raquel. "Sou bióloga, de um departamento que tem químicos e biólogos. Fiz minha inscrição porque trabalho com materiais para cicatrização e já trabalhava com isso há algum tempo. Entrei com a convicção de que não seria no final uma start-up, mas hoje estou certa que não vou mais fazer pesquisa só para publicar artigos e depositar patentes."

Raquel conta que no início do programa, pensava na transferência de tecnologia como uma possibilidade para a pesquisa que conduz em parceria com pesquisadores da UFMG. "Ao longo do processo fui vendo que a gente é muito iludido no trabalho de pesquisa. Quando você vai olhar para o mercado já tem várias coisas parecidas com o você faz. As várias etapas foram importantes e mudaram minha forma de pensar."

O grupo está em conversas com pessoas que participaram da banca e tem uma apresentação do projeto marcada para uma empresa interessada. "Mas independentemente dessas conversas, o SBQ Acelera nos mostrou que é possível escalar a ideia, e estamos também contatando médicos para iniciar uns seis anos de testes clínicos", conta Raquel.

Jéssica Carvalho avalia positivamente os resultados da primeira edição do programa. "Foi um programa novo, disruptivo, o primeiro de abrangência nacional que busca aproximar universidades de grandes empresas com a presença direta de uma sociedade de pesquisadores e um INCT. Penso que rendeu excelentes frutos – tecnologias muito interessantes."

Siga o Instagram do LABREN UFSJ:
https://www.instagram.com/labren_ufsj/?igshid=1ubs995zyi2za


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299