.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1401

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



27/02/2020



43ª RASBQ: Workshop reúne secretários regionais da SBQ


Evento tem o objetivo de integrar e promover troca de experiências e melhores práticas

Antes mesmo da cerimônia de abertura da 43ª Reunião Anual da SBQ, dia 26 de maio, à noite, em Maceió, os secretários regionais da SBQ estarão trabalhando, exercendo suas funções de embaixadores da química nas 22 regionais representadas pela Sociedade. Neste dia será realizado o Workshop de Integração das Secretarias Regionais da SBQ.

Professor Luiz Gonzaga de França Lopes (UFC): "É um evento aberto ao público, muito importante porque é a chance de reunirmos todos os secretários para trocarmos ideias sobre as melhores práticas realizadas nas regionais, e ganharmos força para enfrentar o dia-a-dia"

"É um evento muito importante porque é a chance de reunirmos todos os secretários para trocarmos ideias sobre as melhores práticas realizadas nas regionais, e ganharmos força para enfrentar o dia-a-dia, que em alguns estados é bem diferente do que em outros", afirma o professor Luiz Gonzaga de França Lopes (UFC), secretário adjunto da SBQ, responsável pelo workshop.

No evento, que é aberto a sócios que queiram conhecer melhor as atividades da SBQ no seu estado, todos os secretários-regionais têm a palavra para contar o que foi realizado durante o ano e os planos para o ano vindouro. Este ano, como tem eleição, novos secretários regionais podem ser eleitos.

O professor França Lopes foi secretário regional da SBQ de 2002 a 2004. "Com exceção das regiões onde estão concentradas as principais pós-graduações do país, nós, que ficamos em contato direto com os estudantes, temos um desafio maior para trazê-los para a Sociedade. Então esse Workshop tem o objetivo de que boas ideias praticadas nesta ou naquela região possam ser transmitidas e replicadas em outras", descreve.

As secretarias regionais da SBQ têm, entre outras tarefas, realizar os encontros regionais de química, eventos científicos de menor abrangência que a Reunião Anual, porém de igual ou maior importância na vida do estudante de graduação. "Os eventos regionais são a porta de entrada dos estudantes para o mundo dos grandes eventos científicos. É neles que os jovens têm a primeira oportunidade de apresentar seus trabalhos, interagir com outros, assistir a conferências de pesquisadores que não conhecem...", conta França Lopes.

Algumas secretarias utilizam os eventos regionais como estímulo para o associado participar da RASBQ. Este ano algumas regionais deram como prêmios aos melhores trabalhos a inscrição na Reunião Anual. Muitas estão buscando formas de financiar o transporte de associados para Maceió. "Nas regionais menores, o empenho dos secretários se torna ainda mais importante para o crescimento da SBQ", observa o professor. "A situação do País está difícil, mas temos que insistir: uma Sociedade forte significa uma Química forte."


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299