.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1402

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



05/03/2020



Coluna "Onde elas estão?"


Uma iniciativa do Núcleo de Mulheres SBQ

Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo de Mulheres da SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque onde apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.

Conheça Danielle Ferreira Dias, professora e pesquisadora do Instituto de Química da Universidade Federal de Alfenas. Coordena, com as professoras Marisi Soares e Daniela Chagas-Paula, o Laboratório de Fitoquímica e Química Medicinal (@lfqm.unifalmg). Atualmente é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química da UNIFAL-MG (@ppgquimica) e coordena o Projeto @minasforscience, apoiado pelo CNPq através do edital 031/2018 - Meninas nas ciências exatas, juntamente com as professoras Marcia Cordeiro, Maria Vanda Marinho e Cátia Quilles Queiroz. Coordena, em Alfenas, o evento @quimicafazbem. É apaixonada pela Química Medicinal e busca, em sua pesquisa, por substâncias potencialmente ativas para o tratamento de doenças inflamatórias e infecciosas, principalmente as negligenciadas.



Nome: Danielle Ferreira Dias

Idade: melhor não...rs

Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 08 anos

Onde faz ciência: Em Alfenas, no Sul das Minas Gerais. Meu laboratório é o @lfqm.unifalmg Laboratório de Fitoquímica e Química Medicinal, LFQM, e fica no prédio Q, no Instituto de Química da Universidade Federal de Alfenas. Temos alunos desde ICJr até pós-doutorado. Minhas pesquisas são na área de Química Medicinal fazendo parte de dois grupos de pesquisa: Metabolômica e investigação de atividades biológicas de Produtos Naturais e Núcleo de Pesquisa em Síntese de Substâncias Bioativas - Nupesb.

Um(a) cientista: várias, não me atrevo a citar nomes.

Uma molécula/reação: Reação de glicosilação

Maior conquista na carreira até o momento: Acompanhar o crescimento dos discentes que passam pelo laboratório ou disciplinas. Muitos estão brilhando em IFES/empresas.

Maior desafio na carreira: Ser mãe, docente e pesquisadora nas ciências exatas em meio ao preconceito misógino.

Onde quer chegar: Contribuir para maior igualdade de gênero: incentivar cada vez mais meninas e mulheres a trabalharem com a Ciência.

O que não pode faltar no laboratório: Muitas risadas. Se o ambiente é alegre e todos gostam de trabalhar, resultados aparecem.

Congresso que mais frequenta: Reunião anual da SBQ e o Encontro Regional da SBQ-MG.

Nas horas vagas...: Família.

Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): Livro: A riqueza da vida simples – Gustavo Cerbasi.

Relação com a SBQ: Sócia desde o mestrado. Rs Hoje, representante da UNIFAL-MG junto a SBQMG

Uma frase: Se não for para ser feliz não vale a pena.


Fonte: Núcleo Mulheres SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299