.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1403

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



12/03/2020



In Memoriam
Ulf Schuchardt


Por Jean Marcel R. Gallo, Roberto Rinaldi, Eduardo Nicolau dos Santos e Katia Bernardo Gusmao

O Prof. Ulf Schuchardt nasceu em Bad Sooden-Allendorf, na Alemanha, em 1946, e obteve seu diploma de bacharel em química na Universidade Philipps, de Marburg, em 1969. Em 1973, recebeu seu doutorado em Química de Coordenação do Boro na Universidade Ludwig-Maximilians München, completando sua formação com um pós-doutorado no Max-Planck-Institut für Kohlenforschung (Mülheim-an-der-Ruhr). No MPI, Prof. Ulf lançou os primeiros fundamentos das reações de ciclização catalisadas por paládio. No início de 1976, aceitou uma oferta para ser Professor Associado do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde viria a orientar 48 alunos de mestrado e 42 de doutorado.

Encontrando uma estrutura muito limitada em uma universidade que ainda dava seus primeiros passos, o Prof. Ulf percebeu que não poderia fazer o mesmo tipo de pesquisa que fazia na Alemanha. Porém, como um homem obstinado, criativo e visionário, percebeu que deveria construir sua linha de pesquisa utilizando as oportunidades que o país oferecia. Assim, iniciou uma pesquisa de vanguarda sobre a utilização de biomassa lignocelulósica e dos óleos vegetais. Já nos anos 80, publicou artigos seminais sobre a liquefação e hidrólise da biomassa lignocelulósica e a transesterificação de óleos vegetais. Com a pesquisa dedicada à produção de biodiesel, recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, em 1982. É surpreendente que, aproximadamente 20 anos antes das primeiras plantas industriais para produção de biodiesel na Europa, o Prof. Ulf já estava iniciando uma pesquisa inovadora sobre catálise heterogênea para a produção de biodiesel. Analisando hoje os trabalhos de conversão de biomassa que o Prof. Ulf publicou nos anos 80 e 90, fica evidente que era um cientista à frente do seu tempo. De fato, suas publicações dessa época têm atraído considerável atenção e têm inspirado novos pesquisadores neste campo.

Outra linha de pesquisa de muito destaque do Prof. Ulf foi no campo da oxidação catalítica da fase líquida. Nessa área, desenvolveu novos sistemas catalíticos para oxidação seletiva do cicloexano, um tópico de relevância contínua. De fato, o trabalho do Prof. Ulf abrangeu diversos tópicos, envolvendo tanto a catálise homogênea quanto a heterogênea, e foi guiado pelo desenvolvimento e síntese racional de catalisadores, desenvolvimento de reatores e estudo de condições reacionais. Devido a sua sólida formação, o Prof. Ulf desenvolveu sua pesquisa na interface da química e da engenharia química e, assim, semeou diversos grupos de pesquisa em catálise homogênea e heterogênea no Brasil e no exterior.

Devido as suas excelentes contribuições para a ciência brasileira, o Prof. Ulf foi eleito membro da Academia Brasileira de Ciências, assim como membro honorário da Sociedade Brasileira de Catálise – SBCat. O Prof. Ulf também foi homenageado pela Sociedade Brasileira de Química, mais de uma vez. Na Reunião Anual de 2000, proferiu a palestra plenária "A Indústria Petroquímica no Próximo Século: Como Substituir o Petróleo como Matéria-Prima". Na Reunião Anual de 2006, foi homenageado com uma sessão coordenada específica, na qual proferiu uma das palestras, "Futuro da Catálise na Universidade e na Indústria Química no Brasil". Na Reunião Anual de 2008, proferiu outra palestra plenária, "Contribuições da Catálise no Aproveitamento da Biomassa", e na Reunião Anual de 2011, foi agraciado com a Medalha JBCS.

Embora fosse uma pessoa incisiva e de opinião forte, devido a sua honestidade e competência o Prof. Ulf sempre foi muito respeitado por seus colegas e fez muitos amigos dentro da ciência. De fato, é difícil separar sua vida pessoal da profissional, visto que transformou seus colegas e seus alunos em sua família. Com um ambiente de trabalho diferenciado, o Prof. Ulf cultivava um grupo coeso e colaborativo, com seus alunos sempre motivados a pensar, estudar e projetar seus próprios experimentos. Seu método incentivou o pensamento independente e a análise crítica de conceitos científicos, e seus alunos se destacaram tanto em ambientes industriais quanto acadêmicos.

Após uma dura batalha contra um câncer, na noite do dia 11 de fevereiro de 2020, o Prof. Ulf desligou-se deste mundo em casa e próximo a seus amigos. Seu exemplo de retidão e amor pela ciência brasileira continuam vivos e inspiram todos os membros de sua família científica espalhada pelo Brasil e exterior.








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299