.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1404

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



19/03/2020



Canal no Youtube ajuda autores da RVq na divulgação dos artigos


Qualquer autor de artigo publicado na Revista Virtual de Química pode submeter vídeo complementar ao texto

A Revista Virtual de Química está lançando um portal no Youtube para compartilhar vídeos complementares aos artigos publicados. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para gerar um maior alcance do pesquisador, do artigo e da RVq, uma das publicações científicas da SBQ. O canal já está no ar com um vídeo do professor Mario Roberto Meneghetti (UFAL) sobre automontagem de nanopartículas metálicas.

Professor David Rodrigues da Rocha (UFF): "Acredito que esta é uma ferramenta importante para aumentar a abrangência da RVq, com impacto também no público leigo. O formato de vídeo tem as vantagens de mostrar a cara do pesquisador e permite o uso de uma linguagem muitas vezes não condizente com o texto escrito"

Todos os autores de artigos publicados na RVq podem gravar um vídeo de aproximadamente cinco minutos que complemente o material publicado. "Acredito que esta é uma ferramenta importante para aumentar a abrangência da RVq, com impacto também no público leigo. O formato de vídeo tem as vantagens de mostrar a cara do pesquisador e permite o uso de uma linguagem muitas vezes não condizente com o texto escrito", afirma o professor David Rodrigues da Rocha (UFF), coordenador editorial da Revista.

Os vídeos devem ater-se ao conteúdo do artigo, podendo incluir comentários do pesquisador, experimentos e outra informações pertinentes a químicos e interessados. "É muito importante que os autores que publicaram nos anos recentes também participem enviando seus vídeos. Para as edições de 2020 – que totalizarão 120 artigos – vamos fazer um trabalho de sensibilização. Seria excelente que todos os artigos da RVq tivessem um vídeo complementar", observa o professor. "Os pesquisadores podem gravar os vídeos com aparelhos celulares, mas devem atentar para a qualidade do som, que será melhor se usarem o microfone com fio do que se utilizarem o microfone embutido", complementa.

A RVq iniciou seus trabalhos em 2009. É uma publicação eletrônica, sem fins lucrativos, com difusão gratuita na Internet e visa, principalmente, ser uma fonte de consulta e de divulgação em língua portuguesa ou inglesa para alunos e professores da graduação e pós-graduação de temas referentes a vários domínios da Química. Aproximadamente 20 pessoas estão envolvidas em sua edição.
"A revista tem um perfil que se assemelha em parte ao JBCS e QN, mas posso dizer que temos por interesse artigos mais didáticos, sem limitação excessiva de tamanho do conteúdo. Que possa trazer informação rica do ponto de vista visual, tendo em vista sermos uma revista que nasceu na plataforma eletrônica", explica o professor Rocha.

Para o presidente da SBQ, professor Norberto Peporine Lopes (FCFRP-USP), a RVq tem um futuro bastante promissor. "É uma revista que nasceu a partir do esforço da regional SBQ -RJ, com o tempo foi ganhando um espaço muito interessante, e está se aproximando de um modelo de revista online com potencial para se tornar uma revista-repositório. Ela ajuda SBQ a ocupar um nicho em que ainda não estávamos e esperamos ver o nascimento de uma linha editorial totalmente diferente das outras de nossa Sociedade."

Instruções para envio dos vídeos: davidrrocha@uol.com.br
Vídeo do Prof. Mario Meneghetti (UFAL): https://youtu.be/1Fw6_cOUOlM
Submeta seu artigo: http://rvq.sbq.org.br/conteudo.asp?page=2


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299