.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1405

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



26/03/2020



Com RA adiada, químicos entram na linha de frente contra o coronavírus


Iniciativas voluntárias de sócios da SBQ ajudam a disponibilizar álcool em gel, protetores faciais e informação precisa

Com a decisão da diretoria e conselho da SBQ de adiar a Reunião Anual para dezembro, em Maceió, os sócios da SBQ imediatamente voltaram suas atenções, esforços e capacidade para o enfrentamento à pandemia do COVID-19.

Em Minas, o SENAI (CIT) e o Departamento de Química da UFMG uniram profissionais e infraestrutura para produzir 3 mil litros de álcool em gel para distribuir a diferentes setores do serviço público e comunidades carentes.

"Desenvolvemos uma formulação com produto alternativo porque o carbopol (normalmente utilizado) está em falta no mercado, e estamos preparando um reator nas dependências do Laboratório de Escalonamento de Tecnologias ESCALAB, do INCT Midas-Senai", explica o professor Rochel Montero Lago, que coordena os trabalhos com as professoras Vanya Pasa e Sônia Rocha, ambas da UFMG e o pesquisador Luiz Costa (SENAI). "Contamos com o valioso trabalho voluntário dos alunos Rubens Freitas, Thalyssa Viana, Davyston Pedersoli e Maria Paula Duarte".

Também em Minas, outra iniciativa tem o objetivo de fabricar protetores faciais para serem utilizados pelos profissionais da medicina, sobre as máscaras N95. A iniciativa foi da professora Liza Figueiredo Felicori, do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, que fez contato com outros docentes da instituição, grupos de Belo Horizonte e o pesquisador Rubens do Monte da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para viabilizar a proposta.

A professora Heveline Silva (DQ-UFMG), que se juntou à equipe e assumiu parte da coordenação gerencial, conta que desde a chamada pública realizada na terça-feira mais de 20 voluntários já se mobilizaram para participar do processo produtivo. "Todas essas pessoas estão imprimindo máscaras ininterruptamente. Nós conseguimos material para imprimir 400, que deverão ser entregues neste domingo", conta professora. "Cada peça demora aproximadamente 150 minutos para ser impressa." Segundo Heveline, os protetores serão doados para o Hospital das Clínicas da UFMG e outros três hospitais públicos do estado.

Outra iniciativa de um associado da SBQ tem o objetivo de combater as mentiras (ou fake news, como está na moda) que se espalham mais rapidamente que o próprio vírus, e podem causar prejuízos irrecuperáveis à saúde das pessoas. "Tenho atualizado constantemente um material que reúne as informações científicas sobre o coronavírus", revela o professor Brenno Amaro da Silveira Neto (IQ-UnB). Ele consolida as informações em um arquivo pdf e dispara por whatsapp para um grupo de 256 amigos não-químicos, a partir de onde a informação é disseminada. "Eu assino esse PDF e coloco todas as referências para que as pessoas possam conferir a informação e saber que ela vem de um cientista", explica o professor, que pretende continuar com este trabalho enquanto durar a situação de pandemia.

Se você também é associado SBQ e tem iniciativas para combater a pandemia com ciência, escreva para boletim@sbq.org.br, que ajudaremos a divulgar sua ação.

Veja entrevista do professor Brenno Neto sobre o COVID-19: https://www.youtube.com/watch?v=xuFKbX5KGDk&feature=youtu.be


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299