.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1414

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



28/052020



Apresentação (Aula) - "Opções de Medicamentos no Combate à COVID-19" - Prof. Luiz Carlos Dias (IQ-Unicamp)


Caros Membros da DQO,

A pedido da Diretoria da Divisão de Química Orgânica da Sociedade Brasileira de Química (DQO-SBQ), o Prof. Luiz Carlos Dias, do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (IQ-Unicamp), preparou uma aula sobre as opções de medicamentos no combate à COVID-19.

O Prof. Luiz Carlos aborda em detalhes a estratégia de reposicionamento de fármacos, discutindo os resultados in vitro e de ensaios clínicos em humanos de 26 medicamentos (pequenas moléculas) e anticorpos monoclonais (moléculas gigantes), incluindo Tamiflu, Ivermectina, Nitazoxanida, Lopinavir/Ritonavir, Favipiravir, Remdesivir, Sarilumab, Tocilizumabe, Cloroquina, Hidroxicloroquina e Azitromicina. Considerável ênfase é dada à importância de estudos clínicos randomizados, duplo-cego, com grande número de pacientes e com controle por placebo. A apresentação inclui também vários alvos potenciais para a atuação dos fármacos mencionados, bem como outros fármacos que eventualmente venham a ser avaliados. O Prof. Luiz Carlos ilustra um mecanismo de interação elaborado envolvendo a proteína Spike do SARS-CoV-2 com a ECA-2 no organismo humano e detalha a participação da furina, de catepsinas e da serino protease de transmembrana, TMPRSS2, na clivagem da proteína Spike e na entrada do vírus nas células humanas. O maquinário celular para a replicação viral é abordado, assim como os processos de replicação promovidos pela RdRp (RNA polimerase dependente de RNA) e as estratégias para impedir a liberação de interleucinas e citocinas.

A apresentação (aula), com cerca de 3 horas de duração, ficará disponível no Facebook e no YouTube (https://youtu.be/o4SksLsXXak) da DQO e poderá ser acessada a qualquer momento.

O arquivo em PDF da apresentação, encontra-se neste link.

Cordialmente,

Diretoria da DQO 2018-2020.








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299