.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1414

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



28/05/2020



Coluna "Onde elas estão?"


Uma iniciativa do Núcleo de Mulheres SBQ

Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo de Mulheres da SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque onde apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.

Conheça a Célia Machado Ronconi, Professora Associada e Pesquisadora do Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal Fluminense.



Nome: Célia Machado Ronconi

Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 14 anos

Onde faz ciência: Laboratório de Química Supramolecular e Nanotecnologia

Um(a) cientista: Johanna Döbereiner

Maior conquista na carreira até o momento: Os avanços nas pesquisas em nanomáquinas para o transporte de fármacos e sua possibilidade de aplicação em tratamentos oncológicos.

Maior desafio na carreira: Motivar os alunos constantemente. Lidar com a superavaliação a qual todas as mulheres são submetidas.

Onde quer chegar: Ao final da trajetória ter a certeza da minha contribuição para a formação de novas mulheres cientistas.

O que não pode faltar no laboratório: A dedicação total do cientista ao trabalho e comprometimento ético.

Congresso que mais frequenta: SBQ

Nas horas vagas...: Ler, ir à praia e passear pelo centro histórico do Rio de Janeiro (museus, igrejas, teatros, restaurantes, etc)

Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): Sejamos todos feministas de Chimamanda Ngozi Adichi

Relação com a SBQ: Sócia desde 1993, fui vice-diretora e diretora da Divisão de Química de Materiais e suplente no Conselho Fiscal.

Uma frase: “To operate within the matrix of
power is not the same as to replicate uncritically relations of domination.” Judith Butler, Gender Trouble: Feminism and the Subversion of Identity.


Fonte: Núcleo Mulheres SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299