.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1416

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



11/06/2020



Editorial


No dia 1 de junho de 2020, tivemos nossa 43ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sociedade Brasileira de Química e, em consequência das medidas de distanciamento social a fim de evitar aglomeração de pessoas devido à pandemia da Covid-19, foi a primeira AGO nos 43 anos da SBQ que foi realizada de forma virtual. Além disso, por conta desse cenário atípico, este ano não foi possível a realização da 43ª Reunião Anual da SBQ em Maceió, que ocorreria de 26 a 29 de maio de 2020.

De qualquer forma, a SBQ manteve muitas de suas atividades em dia, de forma remota, como a periodicidade de todos os produtos da PubliSBQ, as atividades da sua secretaria executiva e a disseminação da química com atividades das diretorias de divisões científicas e secretarias regionais, do núcleo de jovens pesquisadores (JP-SBQ) e do Núcleo Mulheres SBQ. Além disso, na 43ª AGO tivemos a renovação dos dirigentes da SBQ, onde tomaram posse os novos membros da diretoria, conselhos consultivo e fiscal, diretorias de divisões científicas e de secretarias regionais. Foram empossados mais de 100 sócios ativos e tive a felicidade de ser reconduzido ao cargo de Secretário Geral da SBQ e, consequentemente, de editor do Boletim Eletrônico da SBQ (BE-SBQ).

O biênio anterior, apesar dos percalços recentes causados pela pandemia, foi muito profícuo para a SBQ e também para o BE-SBQ, com 95 boletins publicados e com algumas novidades como a coluna “Onde Elas Estão” editada pelo Núcleo Mulheres SBQ e a divulgação, em língua portuguesa, dos principais conteúdos do portal Chemical & Engineering News, importante canal de notícias da American Chemical Society. Adicionalmente, a divulgação das notícias químicas transcenderam as páginas semanais do BE-SBQ, com a divulgação diária nas redes sociais da SBQ de diversos conteúdos de interesse à comunidade química e afins.

Nesse sentido, estarei à frente do BE por mais dois anos e reafirmo que este canal continua, mais do que nunca, receptivo aos sócios e não-sócios da SBQ, que têm a oportunidade de enviar comentários e notícias a serem publicados em nosso boletim.

Aqui, gostaria de manifestar minha gratidão à nossa webmaster Rosangela Fernandes, responsável pela homepage do boletim, e ao nosso assessor de imprensa, Mário Henrique Viana, por emprestar suas habilidades editoriais a destacar muitas pautas para o BE. Agradeço ainda à nossa diretora executiva, Dirce Campos, que é a alma da SBQ, e à nossa tesoureira auxiliar, Cleuza Mendes. Além disso, é importante destacar que a SBQ me permitiu fazer grandes novos (velhos) amigos, como todos os membros da diretoria e conselhos e os diretores de divisões científicas e de secretarias regionais, aos quais agradeço profundamente, pois foram fundamentais no andamento e desenvolvimento da SBQ.
Por fim, reafirmo minha dedicação diária às edições semanais do BE-SBQ e solicito à comunidade SBQ que continue alimentando-nos de informações.

Por favor, continuem oxigenando nossa SBQ!

Boa leitura a todos!


Fernando de Carvalho da Silva
Secretário Geral da SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299