.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1420

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



09/07/2020



Coluna "Onde elas estão?"


Uma iniciativa do Núcleo de Mulheres SBQ

Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo de Mulheres da SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque onde apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.

Conheça a Márcia Foster Mesko, professora e pesquisadora do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Márcia é bacharela e licenciada em Química pela Universidade Federal de Pelotas, e mestre e doutora em Química - Química Analítica, pela Universidade Federal de Santa Maria. Márcia atuou como Química da Farmacopeia Brasileira (ANVISA), como pesquisadora convidada no INMETRO-RJ e, atualmente, é professora da UFPel, onde além das atividades de pesquisa e docentes, participou da criação dos cursos de Bacharelado em Farmácia, Bacharelado em Química Forense, e do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção. Sua pesquisa está voltada para o desenvolvimento de métodos analíticos verdes, especialmente, para a determinação de metais e não metais em cosméticos, alimentos, entre outras matrizes.


Nome: Márcia Foster Mesko

Idade: 40 anos

Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 11 anos

Onde faz ciência: no Laboratório de Controle de Contaminantes em Biomateriais, do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos, da Universidade Federal de Pelotas.

Um(a) cientista: Prof. Carol Collins, primeira diretora da Divisão de Química Analítica da SBQ.

Uma molécula/reação: H2O

Maior conquista na carreira até o momento: olhar para trás e saber que eu tentei fazer o melhor que eu poderia, especialmente em relação a formação dos meus alunos.

Maior desafio na carreira: criar e manter um grupo de pesquisa, com pouco aporte financeiro, liderado por uma mulher, e seguir firme no propósito de formar novos cientistas.

Onde quer chegar: ao momento de viver em uma sociedade mais justa e mais equilibrada.

O que não pode faltar no laboratório: motivação, alegria, solidariedade, cooperação, café e muito chimarrão.

Congresso que mais frequenta: Reunião Anual da SBQ (RASBQ) e Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA).

Nas horas vagas...: gosto de estar com a família e amigos, viajar, ler e tomar sol, escutar música, caminhadas e corridas ao ar livre.

Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): Fernão Capelo Gaivota, de Richard Bach.

Relação com a SBQ: sócia desde 2001, e membro da diretoria de Divisão de Química Analítica, como tesoureira, vice-diretora e, atualmente, como diretora.

Uma frase: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” - Paulo Freire.


Fonte: Núcleo Mulheres SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299