.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1429

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



10/09/2020



Professora do Departamento de Química do CTC/PUC-Rio aceita convite e torna-se a única representante do Rio de Janeiro do quadro de cientistas do laboratório alemão Klimapolis, voltado para o monitoramento da qualidade do ar


Laboratório investe no estudo da sustentabilidade em diversas cidades brasileiras

A professora Adriana Gioda, do Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), foi convidada para atuar no Laboratório Klimapolis, organização alemã que tem como objetivo desenvolver estudos para tornar as cidades brasileiras mais sustentáveis. Com isso, passa a ser a única pesquisadora do Rio de Janeiro a colaborar para estudos do "Laboratório Conjunto de Clima Urbano, Poluição da Água e do Ar: Modelagem, Planejamento, Monitoramento, Aprendizagem Social", criado em 2018 e que reúne cientistas de diferentes instituições do Brasil e da Alemanha.

O convite se deve à área de pesquisa de Gioda, focada em avaliação ambiental e ocupacional, qualidade do ar, poluição do ar doméstica, química atmosférica e toxicológica. Segundo a professora, o Rio de Janeiro, por ter uma rede de monitoramento bastante antiga, torna-se um importante fornecedor de dados e pesquisa para o Klimapolis, já que o grupo irá trabalhar com qualidade do ar e modelagem em grandes centros urbanos do Brasil.

O Klimapolis está presente em diversas cidades brasileiras e suas pesquisas traçam a relação entre o clima, a poluição da água e do ar e os atores sociais. A proposta é desenvolver, em parceria com autoridades municipais e outros atores urbanos, abordagens para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e aprimorar as estruturas de governança. "É uma rede extremamente qualificada, com institutos reconhecidos internacionalmente, e teremos também a oportunidade da troca de alunos entre as instituições", revela Gioda.


Fonte: Maria Estrella (Assessoria de Imprensa - CTC/PUC-Rio)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299