.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1431

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



24/09/2020



43ª RASBQ: Simpósios fundamentais sobre divulgação científica e desigualdade de gênero


Eventos são gratuitos para sócios da SBQ e têm preços diferenciados para estudantes de graduação

Dois simpósios temáticos marcarão a 43ª Reunião Anual da SBQ, que será realizada em ambiente virtual, de 5 a 16 de outubro: "Ciência e Ensino para Todos", dia 13, de 17h às 19h, e "(Des)igualdade de gênero na Ciência: o que podemos fazer?", no dia 15, no mesmo horário.

O primeiro, organizado pela professora Claudia de Moraes Rezende (UFRJ), tem o objetivo de discutir o protagonismo da ciência que surgiu durante a pandemia do covid-19, quando ficou evidente a importância, tanto da boa ciência, quanto da boa divulgação científica.

"Procuramos trazer três vozes bem distintas que se complementam nesse setor distinto que é a divulgação da ciência", explica a organizadora do Simpósio. Os participantes são a jornalista Claudia Izique, gerente de comunicação de FAPESP, Alfredo Luiz Matheus, professor do colégio técnico da UFMG e autor do blog Pontociência (com mais de 25 mil assinantes no YouTube), e Diego Vaz Bevilaqua, do Museu da Vida/Fiocruz.

"A Claudia vai falar sobre a experiência da FAPESP, que já em 2000 sentiu necessidade de qualificar a equipe para comunicação em ciência. A conclusão é que a iniciativa deu certo e tem rendido frutos não só para a FAPESP, mas para o ambiente de ensino e pesquisa em São Paulo", relata Claudia Rezende. "O Alfredo, autor de livros excelentes sobre experimentos de baixo custo, tem uma preocupação sobre como fazer chegar às pessoas um bom material de divulgação científica, e o Diego, que tem vasta experiência com curadoria de exposições científicas, fala muito sobre todo o processo de divulgação e da profissionalização do setor – hoje já existem dois cursos de mestrado focados nessa área", conta a organizadora do Simpósio.

O Simpósio sobre a desigualdade de gênero na ciência é organizado pelo Núcleo Mulheres SBQ, e será coordenado pelas professoras Rossimiriam Freitas (UFMG) e Elisa Orth (UFPR). "O objetivo deste evento é apresentar soluções, propostas de ações concretas para reduzir a desigualdade de gênero", explica Rossimirim. "No passado recente já apresentamos um bom diagnóstico da situação. Agora vamos agir."

As convidadas são a professora Maria Domingues Vargas (UFF), que faz parte do Grupo de Trabalho Mulheres na Ciência, da UFF, Cristina Caldas, diretora de Ciência do Instituto Serrapilheira, e Thereza Soares (UFPE), da área de química computacional, editora associada do Journal of Chemical Information da American Chemical Society.

"Com as ideias que surgirem, vamos tentar montar um documento oficial com propostas de ação prática de inclusão, que vamos enviar para autoridades, órgãoes de fomento e sociedades científicas", afirma Rossimiriam.

Logo após este simpósio, a American Chemical Society fará uma entrega do prêmio "Women in Chemistry and Related Sciences" a cientistas brasileiras. A categoria "Líder Emergente na Química e Ciências Relacionadas" irá premiar com US$ 2 mil uma felizarda química com menos de 40 anos de idade e 10 anos de doutoramento.

A 43ª RASBQ é gratuita para sócios da SBQ e tem preço diferenciado para estudantes de graduação.

Inscreva-se: http://www.sbq.org.br/43ra/pagina/taxas.php


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299