.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1432

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home BE | SBQ



01/10/2020



Coluna "Onde elas estão?"


Uma iniciativa do Núcleo de Mulheres SBQ

Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo de Mulheres da SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque onde apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.

Conheça a Amanda Danuello, professora e pesquisadora no Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia e atual coordenadora geral do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais. Atua na área de Química Medicinal e sua pesquisa é voltada para o planejamento, síntese e avaliação biológica de compostos que possam ser úteis no tratamento de doenças tropicais negligenciadas. É a idealizadora e coordenadora do Projeto QuiMinas, feito por mulheres para as meninas, cujo principal objetivo é despertar o interesse das garotas pela carreira de cientista. Mãe do Felipe e Murilo.



Nome: Amanda Danuello Pivatto

Idade: 38 anos

Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 5 anos na UFTM e 2 anos na UFU (7 anos contratada em universidade federal)

Onde faz ciência: Núcleo de Pesquisa em Compostos Bioativos (NPCBio) / IQ-UFU

Uma cientista: Vanderlan da Silva Bolzani

Uma molécula/reação: ocitocina

Maior conquista na carreira até o momento: O reconhecimento dos alunos que me escolheram várias vezes como paraninfa ou professora homenageada.

Maior desafio na carreira: Conciliar a maternidade e a carreira.

Onde quer chegar: Em uma sociedade científica com mais mulheres ocupando cargos de liderança.

O que não pode faltar no laboratório: Criatividade, paixão, ética, disciplina e comprometimento.

Congresso que mais frequenta: ERSBQ-MG

Nas horas vagas...: Pratico pole dance, leio, curto meus amigos e familiares e, claro, amo estar com meu marido e filhos.

Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): Prólogo, ato, epílogo: memórias, Fernanda Montenegro

Relação com a SBQ: Sócia desde 2006. Muitos momentos decisivos da minha vida aconteceram nos encontros anuais e regionais da SBQ.

Uma frase:Que nada nos defina, que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância, já que viver é ser livre” Simone de Beauvoir


Fonte: Núcleo Mulheres SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299