.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1443

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



14/01/2021



Coluna "Onde elas estão?"


Uma iniciativa do Núcleo de Mulheres SBQ

Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo de Mulheres da SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque onde apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.

Conheça a Profa. Izilda A. Bagatin, Prof. Associado II e pesquisadora do Departamento de Química, área de química inorgânica, do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF) da Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema, SP. Doutora pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (São Paulo) e Pós-doutorado pela Universitè Louis Pasteur (Strasbourg-France), a Prof. Izilda tem trabalhado com materiais destinados a sensores iônicos, Oleds e bioinorgânica, associando seu conhecimento da química de coordenação com síntese de ligantes orgânicos, tais como calixarenos funcionalizados com moléculas orgânicas luminescentes e cromogênicas.


Nome: Izilda A. Bagatin

Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 12 anos

Onde faz ciência: Grupo de Química de Calixarenos e Materiais Moleculares, Laboratório de Química de Calixarenos, Espectroscopia Molecular e Catálise (LQCEMC)-UNIFESP-DIADEMA.

Um(a) cientista: Marie-Curie, que apesar de todas as adversidades da época, soube como ninguém as resolver.

Uma molécula/reação: a matriz calix[4]areno, pela sua versatilidade e reatividade.

Maior conquista na carreira até o momento: conseguir formar um grupo de pesquisa entusiasmado e sempre pronto para colaborar com todos.

Maior desafio na carreira: chegar à situação de equidade: cientistas e sociedade leiga entendam e respeitem nosso trabalho científico.

Onde quer chegar: Como todo cientista: descobrir, criar ou resolver algo formidável para a sociedade. O resto acontece.

O que não pode faltar no laboratório: respeito, vontade de crescer, crítica, entusiasmo, alegria, colaboração e amizade.

Congresso que mais frequenta: os congressos organizados e apoiados pela SBQ.

Nas horas vagas...: costumo relaxar cultivando minhas plantas (violetas, orquídeas, entre outras), além de apreciar bons filmes junto a família.

Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): a coleção de crônicas do “Para gostar de ler”...de diversos autores brasileiros extraordinários.

Relação com a SBQ: dentre os primeiros congressos que participei, hoje encontramos nossos amigos e discutimos novas estratégias de pesquisa.

Uma frase: “a mudança que você quer pode estar na decisão que você não toma”


Fonte: Núcleo Mulheres SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299