.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1449

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



25/02/2021



In Memoriam - Luís Alberto Avaca


Por Mauro Coelho dos Santos, Artur de Jesus Motheo, Sérgio Antonio Spinola Machado e Lucia Helena Mascaro


Luis Alberto Avaca

O Professor Luís Aberto Avaca nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 1940, graduou-se em Ciências Químicas pela Universidad de Buenos Aires (1963) e obteve o título de PhD em Eletroquímica pela University of Southampton (1971). Fez estágios de pós-doutoramento nas Universidades de Londres (1971-1973), Southampton (1989-1990) e Liverpool (1990). Foi contratado na Universidade de São Paulo em 1974 e aposentou-se pela mesma universidade como professor titular em 2010. Foi pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico desde 1980, formou 20 doutores, 21 mestres e supervisionou 8 pós-doutores. Suas publicações incluem 148 artigos científicos, diversos capítulos de livros e cerca de 400 apresentações em congressos. Realizou editoração por convite para dois números especiais do Journal of the Brazilian Chemical Society e para um número especial da Electrochimica Acta. Foi membro do corpo editorial da Electrochimica Acta, Journal of the Brazilian Chemical Society e International Journal of Hydrogen Energy. Na SBQ, foi o 1º diretor da Divisão de Eletroquímica e Eletroanalítica (1992-1996). Foi secretário nacional da International Society of Electrochemistry (ISE) de 1994 a 1999 e voltou ao cargo de diretor da Divisão de Eletroquímica e Eletroanalítica da SBQ para mais um mandato de 2000 a 2002. Foi presidente da comissão organizadora da 54th Annual Meeting of the International Society of Electrochemistry realizada em São Pedro, SP, de 31 de agosto a 5 de setembro de 2003. Foi vice-presidente da ISE de 2005 a 2007. Em 2010, na 33ª Reunião Anual da SBQ, foi homenageado com o workshop "New Trends on the Boron Doped Diamond Electrode – A Symposium in Honor of Luís A. Avaca's 70th birthday". Foi homenageado pela Sociedade Brasileira de Eletroquímica e Eletroanalítica (SBEE), por sua valiosa contribuição para a Eletroquímica no Brasil, no Marco Inicial da SBEE de 14 a 15 de março de 2017, em São Bernardo do Campo, SP. Tinha vasta experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica e Eletroanalítica, atuando com: eletrodos de diamante dopado com boro, catalisadores para células a combustíveis, métodos eletroanalíticos avançados, ultrassom e determinações da capacidade antioxidante de alimentos e bebidas.

Por seu extenso currículo relatando diferentes atividades de pesquisa e representações nas sociedades, pode-se imaginar a grande contribuição cientifica que o Prof. Luís Alberto deu à comunidade brasileira de eletroquímica e eletroanalítica. Ele era um cientista de conhecimentos sólidos e profundos, sempre firme e focado em seus objetivos. Apesar dos aspectos políticos da vida na Instituição, ele nunca deixou de argumentar e ajudar aqueles que o procuravam. Era preocupado com a formação e conhecimento científico de seus alunos nos detalhes, sabia que a pesquisa científica se baseava na descrição, exploração e explicação de conceitos, sendo que esta última característica é a com que ele mais se preocupava. Não adiantava discutir com ele sem saber explicar o que havia observado e obtido em um determinado experimento. O ciclo era: não sabe explicar, tem que voltar e estudar mais até conseguir explicar o fenômeno físico em detalhes. Com isso, quem passava por sua ótica era lapidado e realmente preparado para o mundo científico fora e dentro dos muros da academia. Tendo o aluno feito mestrado, doutorado ou pós-doutorado com o Prof. Luís Alberto, estava preparado profissionalmente para assumir uma posição em eletroquímica e eletroanalítica em centros de pesquisa, universidades ou empresas. Neste quesito ele foi um dos melhores que tivemos. Não se preocupava somente com a pesquisa que desenvolvia e a didática, sendo a formação de recursos humanos outra preocupação sua. Era minucioso, detalhista e metódico em tudo que fazia. Nos seminários dos alunos, estes eram pautados pela explicação minuciosa dos fenômenos de forma didática. Ele nos ensinava que: "Nós escrevemos artigos e ministramos aulas para quem nos vê, nos ouve e nos lê e não para nós mesmos", ou seja, a preocupação deve ser sempre com o outro. Fica claro e evidente: ele foi um grande Professor e Pesquisador que deixa um legado muito grande na eletroquímica brasileira e internacional, não só por sua carreira, mas por todos os alunos e pesquisadores que formou e, que, hoje continuam a passar e disseminar os seus conhecimentos.

Como ser humano estava sempre disposto a ajudar as pessoas em problemas pessoais ou profissionais. Quanto a sua índole, era um brasileiro/argentino ou argentino/brasileiro, muito alegre, gostava de música, de viajar, de dançar, de uma boa refeição num bom restaurante ao sabor de uma bela taça de vinho e um bate papo com amigos. Era um verdadeiro "gentleman" com todos; mesmo quando ácido em suas observações, sabia fazer as críticas na hora certa e com o tom que o momento merecia.

Como era amigo de festas e comemorações, não deixava passar uma oportunidade de comemorar com seus colegas e alunos os projetos aprovados, organizações de evento, artigos publicados, livros, reforma de laboratório e tudo era motivo de grandes festas.

O GMEME, grupo que ele formou com o Prof. Sérgio Antonio Spinola Machado e o Prof. Luis Henrique Mazo, sempre foi um local de muito prazer tanto no trabalho quanto na vida pessoal. O ambiente era muito bom para o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional de quem passasse por lá. Ainda nos lembramos com saudade da comemoração do centésimo artigo publicado por ele. Hoje fazemos o mesmo e seguimos seu exemplo com nossos discípulos. É difícil acreditar que ele se foi, mas todos nós reconhecemos a grandeza da pessoa que foi, e sempre será, o Prof. Luís Alberto Avaca. As suas palavras e os seus ensinamentos ecoam em nossas mentes e corações e ele, com certeza, viverá e continuará guiando nossa vida profissional e pessoal, nossos ensinamentos e nosso caráter.








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299