.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1455

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



08/04/2021



Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de Química


Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ

Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.

Conheça Sibele Pergher do IQ/UFRN. Engenharia Química (UFRGS/1990), mestre em Engenharia Química (UEM/1993) e doutora em Química (UPV/Espanha/1997). Foi professora/pesquisadora da UFRGS de 1998 a 2001; da URI/Erechim de 2001 a 2010. Desde 2010 está na UFRN atuando no curso de Química do Petróleo, no PPGQ e PPGCEM. Atualmente é Pró-Reitora de Pesquisa, Presidente da SBCat, faz parte da comissão de síntese da IZA, representa o Brasil na FISOCAT e IACS. É coordenadora do LABPEMOL, atuando em síntese de zeólitas, argilas, materiais mesoporosos, lamelares etc. Pesquisadora 1 D do CNPq, com 200 artigos, 20 patentes, 500 trabalhos e 150 orientações.


Nome: Sibele Berenice Castellã Pergher (Sibele Pergher)

Idade: 53

Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 9 anos na URI/Campus Erechim e 11 anos na UFRN (atual)

Onde faz ciência: LABPEMOL – UFRN (Laboratório de Peneiras Moleculares – Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Um(a) cientista: Marie Curie

Uma molécula/reação: Materiais Porosos - Peneiras Moleculares.

Maior conquista na carreira até o momento: Desenvolvimento de um novo material denominado ITQ-2, patenteado mundialmente e vendido para Shell.

Maior desafio na carreira: Foram vários, talvez o concurso para a UFRN e recentemente ser Pró-Reitora de Pesquisa – UFRN.

Onde quer chegar: Já cheguei aonde queria, agora quero que meus alunos consigam ir além.

O que não pode faltar no laboratório: Pessoas, estudantes, alunos de pós-graduação, pesquisadores (pós-doutores, colegas).

Congresso que mais frequenta: RASBQ e CBCat

Nas horas vagas...: leitura, filmes, música, pintura e artesanato.

Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): De Carlos Ruiz Zaffon, La Sombra del Viento e o El Labirinto de los Espíritus.

Relação com a SBQ: Sócia desde 2003; diretora, vice-diretora e tesoureira da Divisão Catálise; Secretária RS e RN; realizei SBQSul/2006.

Uma frase: Eu acredito demais na Sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho. – Thomas Jefferson


Fonte: Núcleo Mulheres SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299