.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1467

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



01/07/2021



Chamada para submissão de trabalhos – Novo número especial do JBCS: "Química para o Desenvolvimento Sustentável"


Inspirado na iniciativa da UNESCO de notabilizar e destacar a conexão entre as Ciências Básicas e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecendo 2022 como “Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” (https://www.iybssd2022.org/en/home/), o Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS) abordará em seu próximo número especial o tema “Química para o Desenvolvimento Sustentável”.

De ciência da comunidade, o JBCS tradicionalmente publica números especiais temáticos destinados à disseminação de artigos científicos de alta qualidade e de interesse para a comunidade da Química em todo o mundo. Para o sucesso desta nova publicação, os editores do JBCS convidam a todos os pesquisadores com experiência na área para contribuírem com esta iniciativa, enviando um manuscrito original de sua autoria. Esta edição temática está agendada para publicação em maio de 2022.

Os autores são convidados a enviar artigos completos, short reports, accounts ou revisões, os quais, em conformidade com a temática do número especial, devem se enquadrar claramente em pelo menos um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU (https://www.un.org/sustainabledevelopment/sustainable-development-goals), preferencialmente discutindo no texto esse enquadramento. Aqueles que pretendem escrever uma revisão devem enviar uma sinopse ao Editorial Office do JBCS (office@jbcs.sbq.org.br), incluindo um esboço do conteúdo proposto, 10 a 15 referências relevantes e um resumo da carreira acadêmica do autor principal. A aceitação da sinopse pelos Editores não garante a publicação do manuscrito final, pois todos os trabalhos submetidos, incluindo as revisões, serão analisados por pelo menos dois revisores quanto à relevância, originalidade, correção e qualidade.

Os artigos devem ser enviados eletronicamente através da plataforma de envio do ScholarOne- JBCS em https://mc04.manuscriptcentral.com/jbchs-scielo. Durante a submissão, é importante deixar claro que o artigo se destina ao Número Especial (de tema mencionado acima). Para referência, por favor consultem também o site do JBCS em http://jbcs.sbq.org.br.

O prazo para submissão dos manuscritos para este Número Especial se encerrará em 30 de setembro de 2020.

É importante lembrar que o JBCS está totalmente comprometido com a iniciativa Open Access, na qual os autores devem cobrir parte dos custos de publicação de seus artigos (http://jbcs.sbq.org.br/open_access). Neste contexto, o Journal garantirá o acesso gratuito de leitores de todo o mundo aos artigos deste Número Especial assim que forem publicados online com o respectivo DOI no site da revista (http://jbcs.sbq.org.br) e nas mídias sociais (https://www.instagram.com/jbcs_sbq/ e https://www.facebook.com/JBCSPubliSBQ/).


Editores do JBCS








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299