.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1472

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



05/08/2021



Doutoranda com grande experiência internacional ajuda estudantes que queiram sair do Brasil


Ana Luiza Queiroz (UFMG) criou perfil no Instagram em que conecta estudantes com oportunidades de bolsas e atua como consultora no processo seletivo

Ana Luiza Queiroz entrou no curso de Ciências Biológicas sem nunca ter pisado fora do Brasil. Hoje, enquanto se prepara para defender sua tese em "Aplicações da genética na conservação e combate ao tráfico de animais silvestres", a jovem pesquisadora coleciona experiências de intercâmbios internacionais – tanto que passou a ajudar estudantes de graduação ou pós que buscam estudar fora do País.

Ana participou da 12ª roda de conversas da série JP-Conecta (íntegra da conversa em áudio aqui), coordenada pelo Comitê Jovens Pesquisadores-SBQ. "A história da Ana é muito inspiradora, tanto por sua capacidade e competência no ingresso em universidades de ponta a cada passo de sua formação, como por transformar esse conhecimento em ajuda ao próximo", avalia Alan Pilon (FCFRP-USP), membro do JP-SBQ.

Ana Luiza Queiroz (UFMG): Depois de quatro experiências internacionais bem-sucedidas em oito anos, bióloga criou perfil no Instagram (@abroadassessoria) e passou a ajudar estudantes que queiram estudar fora do País

Foi durante a graduação que Ana ficou sabendo das bolsas do extinto Ciência sem Fronteiras. "Eu nem pensava sobre, pois não sabia que existia a possibilidade desse tipo de experiência no exterior. Achava que havia apenas as conhecidas opções de trabalhar na Disney, curso de línguas ou aqueles intercâmbios que você paga pra trabalhar fora por uns dois meses", conta.

Nos últimos oito anos, Ana passou dois períodos de graduação sanduíche na New York State Unversity (2013), um estágio de verão em Harvard (2013), mestrado sanduíche em Oxford (2017), e doutorado sanduíche em Harvard (2019-2020).

No ano passado, criou o canal Abroad Assessoria, no Instagram, que conta com aproximadamente 10 mil seguidores, e é uma espécie de hub para estudantes de graduação e pós em ciências que buscam oportunidades no exterior. Atualmente, o perfil anuncia e conecta o seguidor para mais de duas dezenas de processos seletivos abertos em várias áreas do conhecimento.

Nos últimos 12 meses, em torno de 100 estudantes a procuraram e iniciaram seus processos na busca por uma vaga no exterior. A ajuda de Ana vai além da indicação de oportunidades. Ela também atua como consultora e facilitadora dos primeiros contatos com a instituição almejada, na redação da carta de motivação, no preenchimento dos formulários e envios de documentos e nas questões culturais.

Para manter o perfil sempre com informações atualizadas, Ana faz uma curadoria intensa nas principais plataformas online, muitas vezes indo nos próprios sites das instituições para verificar as oportunidades. "Não existe uma plataforma global que centralize todas as ofertas de bolsas e oportunidades. Então é um trabalho meticuloso mesmo", conta.

A ideia nasceu depois do seu último retorno à UFMG, já no início da pandemia. "As pessoas começaram a me pedir dicas de oportunidades no exterior e sobre como conseguir uma bolsa. Acho que isso tem a ver com a falta de perspectivas de uma melhora no financiamento à pesquisa no Brasil. Então eu resolvi centralizar as informações no perfil da Abroad e o perfil cresceu", explica.

A defesa da tese será ainda este mês, e o futuro de Ana ainda está incerto – seu marido, químico, está realizando pós-doutorado na Universidade de Cambridge – mas o plano é ficar na pesquisa. "Ainda não sei se vou tentar um pós-doc, mas meu objetivo é seguir na pesquisa na minha área. Isso não significa que vou parar com as atividades da Abroad", promete.


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299