.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1475

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



26/08/2021



Coordenadora do comitê de Jovens Pesquisadores da SBQ é eleita secretária da rede de Jovens Químicos afiliados à IUPAC


 
  

A pesquisadora Marilia Valli do Instituto de Física de São Carlos Universidade de São Paulo (IFSC-USP), atual coordenadora do comitê de Jovens Pesquisadores da Sociedade Brasileira de Química (JP-SBQ), foi eleita secretária do International Younger Chemists Network (IYCN) organização afiliada à International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC) para o biênio 2021-2023. Com essa conquista, o Brasil ganha ainda mais representatividade na comunidade química mundial e celebra o resultado do intensivo trabalho do comitê JP-SBQ em apresentar à comunidade internacional o trabalho dos jovens químicos no país. A escolha ocorreu na Assembleia Geral do IYCN no dia 8 de agosto de 2021 pela votação dos representantes de mais de 50 países membros. Marilia passará a integrar o conselho da IYCN juntamente com o Presidente João Borges (Universidade de Aveiro) e os também recém-eleitos Torsten John (Vice-Presidente, MIT), Katharina Ehrmann (Tesoureira, TU Wien).

No IFSC-USP Marilia é pesquisadora de pós-doutorado e desenvolve projeto envolvendo o uso de bases de dados para o planejamento de compostos bioativos para o tratamento de doenças negligenciadas. Suas pesquisas envolvem a criação da Base de Dados de Produtos Naturais da Biodiversidade Brasileira (NuBBEDB) e transitam entre as áreas de química medicinal e química de produtos naturais. De acordo com a pesquisadora, além de seguir sua linha de pesquisa "é uma satisfação poder contribuir com os objetivos futuros da IYCN, trabalhar para expandir a rede e levar projetos para muitos países, encorajando líderes jovens da química em todo o mundo".

O IYCN é uma rede global de Jovens Químicos que tem trabalhado para promover a comunicação, mentoria e colaboração entre seus membros, cuja missão é apoiar jovens cientistas que trabalham nas ciências químicas para um futuro sustentável. A criação da rede tem origem em 2015, durante a 250th American Chemical Society National Meeting & Exposition (Boston, 2015), onde foi realizada a primeira reunião do IYCN. Em Julho de 2017, a recém-criada IYCN foi oficialmente incorporada pela IUPAC durante o 46th World Chemistry Congress que, de forma inédita, ocorreu em São Paulo, Brasil. O contínuo sucesso da IYCN em conectar jovens químicos de cada vez mais lugares do mundo se dá pelo incansável trabalho de cientistas jovens, com muita energia e colaboração de instituições como a IUPAC. Entre os membros estão incluídos químicos com menos de 35 anos ou que tenham completado seu último grau ou treinamento (ex. doutorado ou pós-doc) dentro de 5 anos. A adesão ao IYCN é gratuita pelo link www.iycnglobal.com/membership. A rede oferece oportunidades para que os jovens químicos possam se envolver em projetos da IUPAC, e se dedica a criar uma comunidade científica e mundial mais sustentável e inclusiva.

Além da posição na IYCN, Marilia coordena ações no JP-SBQ e trabalha, juntamente com uma equipe de jovens pesquisadores (doutorandos, pós-doutorandos e jovens pesquisadores que atuam em docência e pesquisa em universidades) em favor da qualificação e projeção de jovens cientistas do Brasil, bem como na divulgação de oportunidades, comunicação científica, realização de workshops e seminários, e colaboração em atividades junto com a SBQ, dentre outras. A motivação do comitê é justamente esta: a necessidade de representar os jovens pesquisadores do Brasil na comunidade química nacional e internacional. Desde sua criação, ambas as organizações JP-SBQ e IYCN têm se estabelecido e promovido a liderança no cenário nacional e internacional.

"A exemplo do incansável trabalho da Marília, consideramos importante que todos os jovens cientistas conheçam e participem de ações como esta, além de interagir com os comitês das sociedades acadêmicas da sua região ou divisão, por exemplo. Esta é uma valiosa forma de promover a colaboração e o desenvolvimento de novas lideranças", pontua a Dra. Paula Bueno, que também foi membro do IYCN e ex-coordenadora do comitê JP-SBQ. Para mais informações deixamos aqui os links dos sites e redes sociais destas iniciativas: www.iycnglobal.com, www.sbq.org.br/jp_sbq/home e https://linktr.ee/jpsbq.


Fonte: Comitê de Jovens Pesquisadores da Sociedade Brasileira de Química








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299