.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1475

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



26/08/2021



Projeto de Extensão Menina Ciência • Ciência Menina


 
 Mostrando um Mundo de Possibilidades!

O projeto compreende um curso, que tem como objetivos incentivar a inserção de meninas na Universidade e na Ciência, aproximar as meninas de temas científicos diversificados especialmente das áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Math) e contribuir para ampliar a visão do que é um cientista, rompendo com possíveis estereótipos do senso comum e aproximando-as da Ciência.

Em sua primeira edição, em 2019, o projeto inovador na região do ABCD foi um verdadeiro sucesso, atraindo a atenção de 2.000 meninas, do Ensino Fundamental II, que se inscreveram para participar do curso. Com o elevado número de inscritas, tivemos que realizar um sorteio. O curso aconteceu durante 5 sábados, e as atividades oferecidas às 50 meninas participantes foram:

- Palestras com mulheres cientistas que são referências em suas áreas;
- Atividades práticas realizadas em laboratório;
- Peça de teatro da Cia Delas de Teatro sobre a vida da paleontóloga Mary Anning, bem como a visita das personagens da Turma da Mônica - Projeto Donas da Rua.

Os resultados positivos, alcançados em nossa primeira edição, nos apontaram que as meninas apreciam sim as ciências, no entanto, não encontram oportunidades de participação. Frente a isso, no ano de 2020, devido a pandemia, vivenciamos o desafio de implementar o curso em outra forma: na versão digital! E o sucesso repetiu-se, agora de forma mais abrangente!! Além de possibilitar para nós um aumento do número de vagas ofertadas, de 50 para 120, pudemos ampliar o nosso alcance, sendo agora um projeto a nível nacional.

E este ano caminhamos para a 3ª edição do projeto, que vai acontecer do dia 08 de setembro a 09 de outubro. Com a vantagem do curso acontecer de forma virtual, também trazemos na terceira edição a abrangência internacional, contando com a participação de estudantes de uma instituição escolar do Reino Unido. Outra novidade, será a participação de 50 professores, da rede pública e particular, que também poderão acompanhar as atividades, em um núcleo voltado para a formação continuada dos professores do ensino básico.

O curso é totalmente gratuito e é organizado por um comitê dedicado e incansável, constituído por pesquisadoras e professoras que atuam de maneira totalmente voluntária. Temos também nossas competentes monitoras, que são alunas graduandas e pós-graduandas, e atuam diretamente com as meninas do Ensino Fundamental participantes do curso, cuidando para que a experiência das participantes durante o Menina Ciência UFABC seja aproveitada ao máximo.

Diante dos belos resultados obtidos ao longo das duas edições do projeto, acreditamos que aproximar mais meninas deste universo científico é uma das formas de ajudarmos a construir um país melhor.

Para maiores informações acesse a páginas e demais redes sociais do projeto:

Website oficial: https://meninaciencia.eventos.ufabc.edu.br/
Instagram: @meninacienciaufabc.
Facebook: https://www.facebook.com/meninaciencia/


Fonte: Diana Ribas R. Roque Pelo Comitê Organizador Menina Ciência UFABC








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299