30/09/2021
Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de QuÃmica
Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Conheça a Cintia Milagre, professora e pesquisadora do Departamento de BioquÃmica e QuÃmica Orgânica da Universidade Estadual Paulista (UNESP), membro do CERSusChem (Centro de Excelência para Pesquisa em QuÃmica Sustentável), Embaixadora My Green Lab, contato primário do Green Chemistry Commitment – Beyond Benign na UNESP e coordenadora do festival internacional de divulgação cientÃfica Pint of Science no estado de São Paulo.
Nome: Cintia Milagre
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 9 anos
Onde faz ciência: Milagre Lab no Instituto de QuÃmica da UNESP em Araraquara
Um(a) cientista: Isabel Arends
Uma molécula/reação: Penicilina
Maior conquista na carreira até o momento: O reconhecimento dos alunos (em especial da graduação) pelas aulas e relacionamento interpessoal.
Maior desafio na carreira: Conciliar o tempo entre as obrigações com as atividades profissionais que aquecem a alma.
Onde quer chegar: Professora titular contribuindo com o desenvolvimento de polÃticas públicas institucionais que priorizem a sustentabilidade.
O que não pode faltar no laboratório: Enzimas, colunas quirais e diversão
Congresso que mais frequenta: Reunião Anual da SBQ
Nas horas vagas...: leio, cuido dos gatos, cuido das plantas que os gatos destruÃram, planejo viagens
Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): Primavera silenciosa (Rachel Carson), Um lugar bem longe daqui (Delia Owens) e Duna (Frank Herbert)
Relação com a SBQ: Mais que representatividade, a SBQ é um porto seguro de encontros e reencontros.
Uma frase: Você não pode passar um único dia sem causar um impacto no mundo ao seu redor. O que você faz, faz diferença e você tem que decidir que tipo de diferença quer fazer (Jane Goodall).
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|