.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1483

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



21/10/2021



Jovens pesquisadores podem ganhar 1,5 mil libras com trabalho inscrito na RASBQ


Prêmio concedido pelo JP-SBQ e a Royal Society of Chemistry tem inscrições até 23 de outubro

A SBQ, por intermédio do Comitê Jovens Pesquisadores, e a Royal Society of Chemistry (RSC), lançam neste ano o Prêmio Jovem Pesquisador Royal Society of Chemistry - RASBQ 2021, que premiará dois pesquisadores com trabalhos inscritos na 44ª RASBQ com 1,5 mil libras cada em duas categorias, que poderão ser convertidos em projeto ou apoio para participação em congresso. Poderão se inscrever doutorandos e pós-doutorandos, ou pesquisadores que tenham concluído esses cursos até um ano atrás.

"É a realização de uma antiga ideia do Comitê JP-SBQ, que se tornou possível com a parceria com a RSC. É um prêmio muito prestigioso, e que tem alguns diferenciais sob medida para o jovem pesquisador", afirma Paula Bueno, Coordenadora do Comitê.

Um dos diferenciais é também um item que será avaliado pela comissão julgadora: o pesquisador tem que ter ou criar uma página pessoal da internet. "Queremos que o jovem pesquisador seja visto e interaja com a sociedade. Não precisa ser um site sofisticado, mas queremos incentivar essa comunicação com a sociedade", explica Elizabeth Magalhães, gerente da RSC no Brasil.

"É uma tendência que começa a surgir na Europa. Algumas universidades começam a olhar de uma forma diferente como medir o impacto dos pesquisadores. Então além do índice h, do fator de impacto, ganha importância a capacidade de o pesquisador divulgar seu trabalho em diferentes linguagens", completa o professor Fernando de Carvalho da Silva (UFF), secretário-geral da SBQ.

O valor da premiação chama atenção. Em cada categoria (doutorandos/jovens doutores e pós-doutorandos/pós-docs), o vencedor receberá o valor correspondente a 1,5 mil libras esterlinas (aproximadamente 11,5 mil reais em 20 de outubro).

Para os participantes da categoria doutores, o valor deverá ser usado para a participação em um evento científico internacional da sua escolha, com envio de resumo e apresentação de trabalho preferencialmente na forma de apresentação oral, com data limite até dezembro de 2022.

Para os participantes da categoria pós-doutores, o valor deverá ser usado na forma de financiamento à pesquisa incluindo o custeio de bolsa de iniciação científica para um aluno de graduação, com duração de até 12 meses, cujas mensalidades deverão ser no valor de R$ 500,00, com data limite para utilização dos recursos até dezembro de 2022. O restante do valor do prêmio poderá ser utilizado para o custeio de material de consumo para laboratório ou pagamento de serviços relacionados à sua pesquisa.

Para saber mais detalhes do prêmio, das atividades da RSC, da SBQ e do Comitê Jovens Pesquisadores SBQ, ouça aqui a íntegra do JP Conecta 14, uma mesa redonda com Paula Bueno, Elizabeth Magalhães, Fernando de Carvalho da Silva e Alan Pilon (JP-SBQ).

Além do prêmio, a conversa trata dos preparativos para a RASBQ, em que a RSC terá uma sessão sobre Open Access, e o JP fará um simpósio sobre Comunicação Científica.


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299