.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1483

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



21/10/2021



Movimento Química Pós 2022 – Sustentabilidade e Soberania



Em meados deste ano, a SBQ lançou o Movimento Química Pós 2022 – Sustentabilidade e Soberania, com o objetivo de promover reflexões sobre como a Química pode contribuir para a sustentabilidade e a soberania do Brasil. O Movimento foi concebido tendo em conta que:
(a) o Brasil comemora o bicentenário da sua independência em 2022;
(b) a Assembleia Geral da ONU, em 2020, aprovou que 2022 seja o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável (sigla IYBSSD2022);
(c) a emergência sanitária causada pela pandemia de Covid-19 escancarou a dependência de nosso país de insumos químicos importados, bem como de itens e equipamentos diversos, caracterizando flagrante falta de soberania nessas questões,
O Movimento, que fará parte das atividades do IYBSSD2022 e das comemorações Brasil 200 Anos, Rumo às Independências (coordenadas pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC), é composto por diversas frentes, as quais estão sendo supervisionadas pela diretoria da SBQ.

Frente 1: 45ª Reunião Anual da SBQ – 45RASBQ
Programada para ocorrer em Maceió, de 31 de maio a 3 de junho de 2022, com o tema “Química Para o Desenvolvimento Sustentável e Soberano”, a 45RASBQ deverá ser o ápice do Movimento, pois muitas das suas frentes previstas serão nela concretizadas, ou por ocasião dela.
A organização da 45RASBQ, já em andamento, está a cargo de comissão presidida pelo secretário geral da SBQ, Prof. Fernando de Carvalho da Silva (UFF).

Frente 2: Lançamento de números especiais das revistas JBCS, RVq e QNEsc
Com o tema “Química Para o Desenvolvimento Sustentável”, serão lançados números especiais do Journal of the Brazilian Chemical Society – JBCS, da Revista Virtual de Química – RVq e da Química Nova na Escola – QNEsc, na época da 45RASBQ. Chamadas específicas à comunidade para a submissão de artigos já foram feitas – vide, por exemplo, a do JBCS, publicada no Boletim Eletrônico da SBQ nº 1467, de 01/07/21: http://boletim.sbq.org.br/boletim/2021/1467.php.
A publicação destes números especiais está sendo liderada pelos editores das respectivas revistas e/ou editores convidados.

Frente 3: Produção de um documento de ações e metas
Tendo como foco sustentabilidade e soberania, estipulando ações bem definidas e metas para promover a sustentabilidade e a soberania brasileira através da Química até 2050, esse documento está sendo preparado com o concurso de vários atores, chamados a contribuir, de diferentes segmentos da comunidade química nacional, em seu sentido amplo: setor acadêmico (universidades, institutos de pesquisa, etc.), setor produtivo (indústria e agropecuária, etc.), setor governamental (instâncias de governo, agências de fomento e regulatórias, etc.) e 3º setor (ONGs, conselhos, associações etc.). O documento, que deverá contemplar quatro eixos (formação de recursos humanos; pesquisa e desenvolvimento, inovação – indústria/startups; social), terá metas para 2030 e 2050, levando em conta marcos da ONU para o desenvolvimento sustentável e para a emissão zero de carbono. Durante o período de produção do documento, para esclarecimento e motivação da sociedade e dos diferentes atores, serão feitos diversos vídeos curtos de divulgação (a divulgar no canal da SBQ no YouTube –https://www.youtube.com/user/SBQuimica, à medida que forem produzidos).
O documento será publicado na Química Nova, na época da 45RASBQ, onde será oficialmente lançado, em um simpósio especial.
A construção do documento está sendo liderada pelos Profs. Rochel Montero Lago (UFMG), Ana Paula de Carvalho Teixeira (UFMG) e Fernando Galembeck (Unicamp).

Frente 4: Concurso nacional de redação
Voltado aos alunos da Educação Básica, com o tema “Contribuições da Química para o Desenvolvimento Sustentável e Soberano do Brasil”, este concurso, ainda a ser lançado, tem o intuito de envolver a comunidade escolar brasileira, especificamente estudantes da Educação Básica e seus professores de Química.
A importância desta iniciativa, nestes tempos de negação da Ciência, será a de contribuir para a melhoria da imagem social da Química, frequentemente percebida por nossa sociedade apenas como causadora de malefícios. Espera-se que o concurso desencadeie reflexões, no âmbito das escolas brasileiras de Educação Básica, acerca das contribuições da ciência Química para o Brasil. Para alunos e professores de escolas públicas e de escolas privadas, serão premiadas redações por região do país e em nível nacional. As premiações nacionais serão entregues durante a 45RASBQ.
A realização do concurso será coordenada pela diretoria da Divisão de Ensino de Química da SBQ.

Frente 5: Lançamento de livros
Esses livros, com temas relacionados à Química e com foco em sustentabilidade, serão lançados durante a 45RASBQ. Os temas específicos e autores estão sendo selecionados por meio de um edital nacional, ainda aberto: http://boletim.sbq.org.br/anexos/EditalEditSBQproposta_CERSusChem.pdf.
Projeta-se a possibilidade de produzir até 10 livros (60-80 páginas), que serão disponibilizados em formato PDF na página web da SBQ; uma pequena tiragem deles (300 exemplares) poderá vir a ser impressa.
A produção desses livros está sendo coordenada pelas Profas. Claudia Moraes de Rezende (UFRJ) e Rossimiriam Pereira de Freitas (UFMG).

Segundo o presidente da SBQ, Romeu C. Rocha Filho, “o Movimento é um chamamento amplo para uma profunda reflexão sobre como a Química pode contribuir para o desenvolvimento sustentável e soberano do país. Ações com metas claras e auditáveis, tendo como marcos os anos de 2030 e de 2050, deverão ser propostas, com a participação de interlocutores de diversos setores pertinentes. Neste contexto, a própria educação para a sustentabilidade é um eixo fundamental do Movimento. Além disso, a comunidade acadêmica, por meio dos números especiais do JBCS, RVq e QNEsc, poderá divulgar suas contribuições com foco em sustentabilidade. Discussões específicas focadas em sustentabilidade (webinários e/ou painéis) também deverão ser promovidas, inclusive com colegas do exterior. A 45RASBQ deverá ser o ápice do Movimento, que certamente continuará em frente”.


Sociedade Brasileira de Química - SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299