.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1483

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



21/10/2021



Prêmio Oswaldo Luiz Alves é criado pela SBQ


Atendendo a uma bem-vinda sugestão da diretoria da Divisão de Química de Materiais, a diretoria e o conselho consultivo da SBQ recentemente aprovaram a criação do Prêmio Oswaldo Luiz Alves.

Ele será conferido pela diretoria e o conselho consultivo da SBQ "a indivíduos ou instituições que se destacaram na defesa da ciência, na difusão e na disseminação do conhecimento científico em prol da sociedade brasileira, num dado período abrangido e analisado". A premiação, que consistirá em um diploma estilizado, poderá ser única ou múltipla.

Segundo o diretor da Divisão de Química de Materiais, Italo Odone Mazali, "o Prêmio será uma forma de reconhecimento e homenagem perene ao legado construído pelo Prof. Oswaldo em mais de 50 anos de dedicação à Ciência brasileira". A primeira outorga do Prêmio será ainda em 2021, durante a 44ª Reunião Anual Virtual da SBQ, devendo ser anunciada em breve.

Falecido em julho p.p., por muitos anos o Prof. Oswaldo deu significativas contribuições à SBQ. Foi presidente (1998-2000), membro do conselho consultivo por três mandatos consecutivos (2000-2006) e um dos editores do JBCS. Profundamente dedicado às causas da SBQ e pioneiro na área de nanotecnologia, por suas muitas contribuições foi homenageado com a Medalha Simão Mathias (2004) e ainda com o Prêmio SBQ de Inovação "Fernando Galembeck" (2008). Recebeu inúmeras outras homenagens, nacionais e internacionais. Em 2018, foi homenageado com a mais alta condecoração científica brasileira, a Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe Grã-Cruz, por relevantes serviços prestados à Ciência e à Tecnologia.


Sociedade Brasileira de Química - SBQ











Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299