.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1485

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



04/11/2021



Prêmio ACS-SBQ "Mulheres Brasileiras na Química" 2021 - Resultado divulgado


A SBQ e a ACS – American Chemical Society têm a satisfação de anunciar as vencedoras do Prêmio ACS-SBQ "Mulheres Brasileiras na Química" (ACS-SBQ Brazilian Women in Chemistry Award), edição de 2021, o qual tem patrocínio do CAS, uma divisão da ACS, e da revista Chemical & Engineering News (C&EN).


Líder emergente na química e ciências relacionadas

 
 Fonte: CV Lattes

Rafaela Salgado Ferreira – Professora adjunta no Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais, recebe esta premiação em reconhecimento aos "feitos de uma notável jovem cientista na Química e ciências relacionadas". Tem experiência no desenvolvimento racional de fármacos, com expertise nas áreas de triagem virtual de bases de dados, docking molecular, modelagem comparativa e biologia estrutural.

 

Liderança na indústria

 
 Fonte: CV Lattes

Nubia Boechat Andrade – Tecnologista sênior da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), recebe esta premiação em reconhecimento a "pesquisas e inovações criativas que levaram a descobertas que contribuíram para o sucesso comercial, e consequentemente, para o benefício da sociedade". Seu foco principal tem sido a PD&I em fármacos, tendo experiência na área de química de organofluorados e de heterociclos, com ênfase em Química Medicinal.

 

Liderança na academia

 
 Fonte: CV Lattes

Marilia Oliveira Fonseca Goulart – Professora titular da Universidade Federal de Alagoas, recebe esta premiação em reconhecimento ao seu "percurso consolidado no meio acadêmico, tendo feito uma contribuição importante para a pesquisa científica em Química, com um impacto global e social". Tem experiência na área de Química e Biotecnologia, com ênfase em Eletroquímica Orgânica, Bioeletroquímica e Química Orgânica.

As vencedoras serão homenageadas durante a 44ª Reunião Anual Virtual da SBQ em um simpósio específico voltado ao Prêmio, programado para o dia 23 de novembro. Além de receberem comprovantes da premiação oferecidos pela ACS e pela SBQ, cada uma das homenageadas receberá um prêmio em dinheiro de 2 mil dólares, além de outros benefícios – para mais detalhes, confira a chamada de candidaturas para o Prêmio.

"Com esse Prêmio, a SBQ e a ACS buscam dar destaque a mulheres cientistas líderes que tenham feito contribuições relevantes para a Química e ciências relacionadas, além de promover a diversidade de gênero na pesquisa científica", opina a Profa. Rossimiriam Pereira de Freitas, uma das coordenadoras do Núcleo Mulheres SBQ, que está fortemente envolvido na realização dessa importante premiação.


Fonte: Sociedade Brasileira de Química








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299